Escola de Rio Negrinho fica entre as 10 melhores de Santa Catarina

Escola Cláudio Longen foi nota 8 no Ideb

• Atualizado 3 meses atrás.

A Escola Municipal de Educação Básica Integral (EMEBI) Padre Cláudio Longen, do bairro Pinheirinho, foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana. O indicador, criado em 2007 no âmbito federal, reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Na avaliação, a unidade de ensino de Rio Negrinho alcançou a nota 8, ficando entre as 10 melhores escolas de Santa Catarina.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Entre as escolas da região de Mafra, Campo Alegre e São Bento do Sul, a nossa foi a única que conseguiu nota 8”, destaca a diretora Marli Noronha da Silva Tezza. Segundo ela, a escola participa do Ideb desde 2017, primeiro ano em que a unidade contou com alunos do quinto ano. A avaliação é realizada no quinto ano, que corresponde às séries iniciais, e no nono ano, que corresponde às séries finais.

O resultado teve um significado ainda mais importante para a escola, pois na participação de 2019, a nota havia sido 7,3. “Naquele ano, tivemos uma reprovação, um aluno reprovou, e isso fez com que a nota baixasse”, cita Marli. Em 2021, mesmo com a realização da avaliação, a unidade de ensino não contou com um número suficiente de alunos para que pudesse receber pontuação. Marli explica que isso ocorreu devido ao período pós-pandêmico, quando muitos estudantes deixaram de realizar as provas.

“A nossa escola, a nossa equipe, está sempre engajada em trabalhar e em sempre querer melhorar. Trabalhamos bastante essa questão em nossas paradas pedagógicas, sempre discutindo o que podemos melhorar. Analisamos o que está acontecendo com os nossos alunos, por que não estão alcançando os resultados esperados. Desde a educação infantil, já realizamos um trabalho com os profissionais para entender o que está acontecendo, quem não está frequentando, quem está, e como se desenvolveu. Também fazemos uma parceria com as famílias”, detalha a diretora.

No jornal impresso desta sexta-feira (23) você acompanha mais detalhes sobre os resultados já alcançados e como funciona a preparação dos alunos na escola.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas