Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Escola de Rio Negrinho fica entre as 10 melhores de Santa Catarina

Escola Cláudio Longen foi nota 8 no Ideb

• Atualizado 15 dias atrás.

A Escola Municipal de Educação Básica Integral (EMEBI) Padre Cláudio Longen, do bairro Pinheirinho, foi destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana. O indicador, criado em 2007 no âmbito federal, reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Na avaliação, a unidade de ensino de Rio Negrinho alcançou a nota 8, ficando entre as 10 melhores escolas de Santa Catarina.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Entre as escolas da região de Mafra, Campo Alegre e São Bento do Sul, a nossa foi a única que conseguiu nota 8”, destaca a diretora Marli Noronha da Silva Tezza. Segundo ela, a escola participa do Ideb desde 2017, primeiro ano em que a unidade contou com alunos do quinto ano. A avaliação é realizada no quinto ano, que corresponde às séries iniciais, e no nono ano, que corresponde às séries finais.

O resultado teve um significado ainda mais importante para a escola, pois na participação de 2019, a nota havia sido 7,3. “Naquele ano, tivemos uma reprovação, um aluno reprovou, e isso fez com que a nota baixasse”, cita Marli. Em 2021, mesmo com a realização da avaliação, a unidade de ensino não contou com um número suficiente de alunos para que pudesse receber pontuação. Marli explica que isso ocorreu devido ao período pós-pandêmico, quando muitos estudantes deixaram de realizar as provas.

“A nossa escola, a nossa equipe, está sempre engajada em trabalhar e em sempre querer melhorar. Trabalhamos bastante essa questão em nossas paradas pedagógicas, sempre discutindo o que podemos melhorar. Analisamos o que está acontecendo com os nossos alunos, por que não estão alcançando os resultados esperados. Desde a educação infantil, já realizamos um trabalho com os profissionais para entender o que está acontecendo, quem não está frequentando, quem está, e como se desenvolveu. Também fazemos uma parceria com as famílias”, detalha a diretora.

No jornal impresso desta sexta-feira (23) você acompanha mais detalhes sobre os resultados já alcançados e como funciona a preparação dos alunos na escola.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas