Nesta semana as temperaturas devem despencar em Santa Catarina. Inclusive, o serviço meteorológico de Santa Catarina mantinha a chance de neve para o Planalto Sul. A Epagri/Ciram explica que o fenômeno pode ocorrer devido à chegada de uma massa de ar polar acompanhada por uma frente fria, criando as condições para tal.
O combo de frio começa a se formar já na tarde de terça-feira (27), com a chegada de temporais nas regiões Oeste e Sul do Estado. A instabilidade se estende para quarta-feira (28), com previsão de ventos fortes e continuidade das chuvas, contribuindo para uma queda acentuada nos termômetros.
Na quinta-feira (29), a entrada de ar polar deve tornar o clima ainda mais gelado, especialmente nas áreas mais elevadas da Serra, onde há possibilidade de neve durante a noite.
O frio persistirá até pelo menos a próxima terça-feira (3), com predomínio de sol durante o dia, mas formação de nevoeiros e temperaturas muito baixas nas madrugadas e manhãs. Os termômetros devem marcar entre -2° C e 4 °C em cidades do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e nos Planaltos Norte e Sul, com registro de geada em diversos pontos dessas regiões.
A partir de quarta-feira (4) e quinta-feira (5), a massa de ar frio começa a perder força, permitindo um aumento nas temperaturas. No entanto, uma nova frente fria deve avançar logo na sequência, trazendo mais chuva para grande parte do território catarinense.
Informações do portal NSC Total e Epagri/Ciram.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕