Entenda por que é proibido trafegar com a traseira do caminhão levantada

PRF registrou mais de 700 infrações ligadas a essa alteração indevida nas características dos veículos

• Atualizado 3 meses atrás.

Mesmo proibidos por lei e considerados altamente perigosos por especialistas, caminhões arqueados – com a dianteira rebaixada e a traseira levantada – seguem circulando no Brasil. A tendência, que altera a suspensão dos veículos, elevando a traseira, compromete a estabilidade e a frenagem, aumentando a gravidade dos acidentes, podendo até resultar em mortes.

Em fiscalizações recentes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 700 infrações ligadas a essa alteração indevida nas características dos veículos, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A principal delas é a elevação da traseira. Segundo o engenheiro Rodrigo Kleinubing, a alteração prejudica a dirigibilidade e pode levar a colisões graves, pois o para-choque elevado aumenta o risco de carros menores entrarem debaixo da carroceria.

A Resolução 916/2022 do Contran permite apenas alterações moderadas na suspensão. Dessa forma, as modificações na suspensão dos caminhões não podem ultrapassar um desnível de 3,5 cm a cada metro de comprimento do veículo. Na prática, isso significa que pequenas elevações podem ser aceitas, mas modificações extremas são ilegais. Caminhões arqueados flagrados podem ser retidos até a regularização, além de resultar em multa por “dirigir veículo com características alteradas”, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Apesar dos riscos, motoristas continuam aderindo à prática por questões estéticas e pela influência das redes sociais. Diante dessa influência digital, a PRF pretende ampliar as campanhas educativas, buscando conscientizar os motoristas sobre os riscos dessa prática.

Informações são do portal Uol.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

acidente_das_br_corupa_dasr414-1024x768
Jessé Gustavo
Notas de falecimento (site)
Creme de beterraba em recipiente marrom com folha de salsinha
WhatsApp Image 2025-07-11 at 15.26

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas