Pais de alunos de uma instituição particular de São Bento do Sul estão insatisfeitos com um curso de bombeiros para crianças desenvolvido por uma empresa terceirizada, mas dentro das instalações da unidade. Eles relatam promessas não cumpridas e dificuldades para obter respostas e reembolsos.
Inicialmente, os pais foram atraídos por uma apresentação empolgante do projeto, que prometia aulas gratuitas, embora exigisse o pagamento de despesas de materiais no valor de R$ 900, que poderiam ser parceladas. No entanto, nos primeiros dias de aula, eles observaram que os instrutores não estavam adequadamente preparados para lidar com o grande número de crianças, inclusive de diferentes faixas etárias.
Essa situação gerou preocupação e fez com que muitos são-bentenses pedissem esclarecimentos e soluções para garantir que seus filhos recebam a educação de qualidade prometida. Outros solicitaram o estorno do valor junto à empresa, mas estão enfrentando obstáculos como reembolsos parciais e falta de respostas adequadas. Há, ainda, casos de pais que matricularam o filho no final do ano passado no projeto, e como não conseguiram cancelar o contrato, foram deixando para não perder todo o dinheiro investido.
Ao buscar informações na escola, uma mãe foi informada de que a Secretaria de Educação havia autorizado. No entanto, outra mãe que consultou o poder público recebeu uma resposta completamente oposta, afirmando que não haviam dado autorização. Essa falta de clareza e responsabilidade é preocupante, especialmente quando crianças são envolvidas e iludidas, segundo ela.
O que diz o Corpo de Bombeiros
O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, Fabiano Cezar Galeazzi, reconhece a existência de empresas/entidades que oferecem cursos de “Bombeiro Mirim”, até mesmo em outros municípios de Santa Catarina. Porém, não existe nenhuma regra em relação a isso. “Podem ocorrer golpes, se as empresas que oferecem estes cursos forem mal intencionadas. Não sabemos se é o caso desta em questão”, comenta.
Ele explica que o Corpo de Bombeiros possui um projeto voltado às crianças, que é realizado com os quartos anos do ensino fundamental. “Não há custo algum para as famílias e é todo ministrado por bombeiros militares e comunitários”, informa.
Este curso será realizado em São Bento do Sul ainda neste ano. No momento, o quartel estuda quais as escolas que serão atendidas e quantos participantes poderão participar.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕