O amor pela profissão é algo que demonstra o quanto a trajetória de Berenice Souza Antunes é marcada pela dedicação em ajudar o próximo. Natural do Rio Grande do Sul, a profissional tem uma carreira de 20 anos na área da enfermagem, sempre comprometida com a saúde e o bem-estar dos pacientes que atende.
Berenice começou sua carreira como técnica em enfermagem, trabalhou em hospitais e, posteriormente, serviu no Exército por sete anos. Foi lá que ela aproveitou a oportunidade para realizar seu sonho de cursar uma faculdade de enfermagem.
Em São Bento do Sul, Berenice trabalhou como enfermeira no Hospital Sagrada Família, atuando na emergência e na UTI. Em 2016, prestou concurso pelo município e, anos depois, foi chamada para seguir carreira na saúde pública. “Faz quatro anos que estou trabalhando aqui no posto da 25 de Julho. Gosto muito de poder ajudar diretamente o paciente, visitar as casas, prevenir problemas e trabalhar em equipe”, diz Berenice.
Ao longo de sua carreira, Berenice aprendeu a ver o paciente de forma holística. “Com o tempo, aprendemos a prestar atenção não só na queixa do paciente, mas no contexto como um todo. Às vezes, a queixa é reflexo de algo que está acontecendo na casa dele. Por isso, não é uma profissão fácil, nem valorizada como deveria ser, mas quem quer ser enfermeiro deve gostar do que faz. Eu não me arrependo e faria tudo de novo”, finaliza.
A matéria completa, contando algumas histórias de sua carreira, como o desafio que foi a pandemia, você confere na edição do jornal impresso desta quarta-feira (12).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕