Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Empresária de São Bento quase morre por infecção causada por dor de dente

Agravante foi quando bactéria atingiu corrente sanguínea

• Atualizado 14 dias atrás.

A empresária Carla Cristina Moreira levou um enorme susto no mês passado após sentir uma forte dor de dente. Ao procurar um dentista, foi rapidamente encaminhada ao Hospital Sagrada Família com um quadro sensível de saúde e uma infecção que já havia chegado à corrente sanguínea. Carla precisou ser internada e medicada, pois corria risco de vida.

Ela conta que as dores surgiram no final de dezembro. “Como era período de férias dos postos, fiquei tomando remédio para dor, mas sem muito resultado. No dia 20 de janeiro, fui ao dentista, estava inchado e não dava para mexer. Aí o dentista me deu remédio para melhorar o inchaço”, explica.

No dia seguinte, ela precisou novamente de atendimento odontológico, pois a dor e o inchaço não passavam. “Ele pediu para eu ir ao hospital, pois estava se agravando. Cheguei lá e já me internaram, pois a infecção havia ido para o sangue. Era uma corrida contra o tempo, eu estava correndo risco de vida”, contou.

Acometida por um abscesso periapical, a internação foi necessária para melhor avaliação de seu estado de saúde. “Fiquei tomando antibiótico na veia, tiraram cinco tubinhos de sangue para saber que tipo de bactéria eu tinha. Fiquei quatro dias internada e, na sexta-feira, fui para a cirurgia para retirar o dente. Como eu já estava muito debilitada, quase tive um AVC, pois minha pressão subiu muito rápido e tiveram que parar a cirurgia”, explicou, citando que ficou quase sete horas na mesa de cirurgia.

Já no quarto e em recuperação, ela precisou retornar aos antibióticos. “No sábado, ganhei alta e, na segunda-feira, fui ao dentista para poder terminar o procedimento. Foi descoberto que eu tinha um dente de leite embaixo de outro dente. Quase chegou perto do olho, por isso faço um alerta para as pessoas sobre o perigo de uma dor de dente. Eu poderia ter morrido se não tivesse ido ao hospital”, ressaltou.

Agora, já recuperada do susto, Carla afirma que está bem e voltando à sua rotina. “Agora posso voltar a fazer o que amo, que é dançar zumba. Sou locutora da rádio Centenário Web e proprietária da loja Buttyquebaylance. Tenho muitos motivos para agradecer as orações que foram feitas por mim. Gratidão a Deus! Que sirva de alerta para todos, pois dor de dente é algo muito perigoso e hoje eu sei disso”, concluiu.

Vá ao dentista
A reportagem entrou em contato com um profissional da área para falar da importância dos cuidados com a saúde buscal. A cirurgiã-dentista Manuelly Linzmeyer falou sobre a importância do acompanhamento com um profissional de confiança. “Em uma situação normal de saúde, indicamos uma consulta a cada seis meses, e de preferência acompanhada de uma radiografia”, explica.

Mas, na prática, não é isso que acontece. “A maioria das pessoas acredita que só existe um problema quando há dor ou quando quebra um dente da frente. Percebemos no dia a dia que uma queixa estética ou quadros de dor são os maiores motivos de procura por atendimento”, comenta.

Quando o problema é silencioso, conforme Manuelly, costuma-se adiar a visita ao dentista. “Friso novamente que deve haver muito cuidado, pois nunca algo começa do nada. A situação pode se tornar ainda mais delicada quando é assintomática, ou seja, sem a presença da dor”, afirma.

Portanto, a indicação é visitar regularmente um dentista. “Aqui na minha clínica, temos um protocolo em que o paciente chega para uma consulta de avaliação e faz a radiografia. Com isso, muitas vezes acabamos fazendo diagnósticos que, só olhando a boca do paciente, não saberíamos”, disse ela, que é responsável técnica da Oral Sin Implantes.

O ocorrido com a Carla mostra a seriedade do tema e a necessidade de se abordar mais a importância da saúde bucal. “Não conheço o caso específico dela, pois não é uma paciente da clínica, mas este exemplo mostra que uma infecção não tratada inicialmente pode evoluir, em casos mais severos, para um comprometimento respiratório ou infecções generalizadas, nas quais existem risco direto de vida. Portanto, não deixe de visitar seu dentista”, concluiu.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

 

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas