No dia seguinte aos alagamentos em parte do prédio da Escola São Bento, equipes das secretarias de Estado da Infraestrutura, e de Educação, foram até à unidade para acompanhar as obras. O local passa por adequações principalmente no telhado, e as chuvas do final de semana forçaram a direção a antecipar o conselho de classe e uma parada pedagógica para terça (16) e quarta-feira (17), tudo para não afetar o calendário escolar dos alunos.
Conforme explica Thiago Paul, engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura, a empresa DP Construções foi contratada para realizar diversas melhorias em escolas do Estado. “Cada unidade escolar tem suas demandas específicas. Aqui, visualizamos, junto com a direção, quais eram os maiores problemas. E era a cobertura, que tinha muita infiltração”, disse.
Ele cita ainda que as obras demoraram um pouco mais porque foi preciso trocar todo o madeiramento da parte quase acima do hall e da lateral direita, ao contrário da primeira parte da obra, onde a madeira estava em boa condição. “Não dava para continuar com aquele madeiramento, então tivemos que fazer uma solicitação a Florianópolis”, frisou.
Com as chuvas, houve perda de alguns documentos e de mobiliário. “A empresa foi notificada sobre o problema e concordou em arcar com todos os prejuízos que ocorreram. Conversei com a direção para fazer um levantamento do patrimônio e ver o que foi afetado, como computadores. Vamos apresentar isso para a empresa, que se comprometeu a arcar com todos os prejuízos. As outras coisas também, como forro e piso, serão cobertas”, ressaltou o engenheiro.
Aulas retornam nesta quinta-feira (18)
As obras seguem na parte da cobertura da escola, com previsão de entrega em 25 de maio. Já as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (18). “A parada pedagógica que seria na próxima semana será agora. Troca-se pelo conselho de classe de maio, que seria de dois dias”, explica a diretora Janaína Denk Pazda.
Toda a parte afetada pelas chuvas do final de semana já foi isolada para que os alunos não tenham acesso. Também móveis e demais pertences foram remanejados para que as chuvas não causem novos prejuízos.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta quarta-feira (17).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕