A Empresa Municipal de Habitação (Emhab) permanece atendendo as famílias de baixa renda para regularização dos imóveis e loteamentos populares. A empresa está vinculada à Prefeitura de São Bento do Sul e tem como objetivo dar assistência técnica pública e gratuita para o projeto de regularização de habitação de interesse social, promovendo condições dignas do direito à moradia.
Nem todos os cadastrados até agora possuem casa própria, no entanto aqueles que tiverem os dados atualizados têm prioridade na participação de programas de habitação. Nesse segundo semestre, já foram atendidas três famílias através do programa de regularização, mas ainda falta muito. Segundo o diretor da Emhab, Oswaldo José Candatten, há aproximadamente dois mil imóveis irregulares em São Bento do Sul. Para tentar diminuir esse número, a Emhab irá iniciar um programa nos próximos dias a fim de regularizar pelo menos 400 famílias de baixa renda. Além disso, a empresa possui outro projeto paralelo voltado exclusivamente para regularização de obras na cidade.
Outra ação importante reforçada pela Emhab é a atualização dos cadastros das famílias pelo menos uma vez ao ano. Existem muitos cadastros com informações desatualizadas, como renda, telefone, endereço e composição familiar, fatores que acabam prejudicando a seleção das famílias contempladas com algum projeto social. O intuito da empresa é atingir cada vez mais um número maior de pessoas e viabilizar o acesso da população de menor renda à habitação.
COMO FAZER
O preço do ajuste é de R$ 900 por família, podendo esse valor ser dividido em até 10 vezes. Quem tiver interesse em cadastrar, regularizar ou atualizar o cadastro de sua moradia deve ligar no 3633-5673 ou encaminhar-se até a Emhab, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, com os seguintes documentos:
– RG, CPF
– Título eleitoral (do município)
– Certidão de nascimento ou casamento atualizada
– Se viver em união estável (amasiado), deve ser apresentada a declaração da situação assinada pelo casal
– Carteira de trabalho e última folha de pagamento
– Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou contrato de locação)
– Certidão de nascimento dos filhos até 16 anos e, sendo maiores de 16 anos, trazer o comprovante de renda dos mesmos