Em cinco anos, são nove casos de hanseníase em São Bento do Sul

Por:

• Atualizado 9 anos atrás.

Profissionais da Secretaria de Saúde estão repassando para a comunidade, durante todo o mês, orientações sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da hanseníase, cujo dia mundial de combate foi lembrado no domingo (31).

As estatísticas da cidade apontam nove casos nos últimos cinco anos, sendo um diagnosticado em 2010, três em 2011, um em 2012, um em 2013, um em 2014 e dois no ano passado. A pessoa que convive com o doente também dever ser examinada.

A doença é infecciosa, crônica, contagiosa e ataca principalmente a pele e os nervos periféricos, incluindo orelhas, nariz, braços, mãos, pernas e pés, mas também pode atingir outros órgãos, causando deformidades físicas.

De acordo com diretora do Centro de Vigilância à Saúde (CVS), Luciane Scatolon, além das orientações, os casos de suspeita da doença são encaminhados diretamente ao CVS. “Após a coleta do material para exame, se confirmada a doença, o paciente recebe consultas, exames, medicamentos e protetor solar totalmente gratuitos”, explica Luciane. “A doença tem cura, mas é importante o diagnóstico e tratamento precoce”, completa.

Sintomas
Entre os sintomas da doença, estão manchas em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas ou avermelhadas, com diminuição, aumento ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato; nódulos; dor próxima ao cotovelo, joelho e tornozelo; e queda de pelos. Os sintomas podem demorar de 2 a 7 anos para se manifestar.

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae e é transmitida pelas vias aéreas superiores, por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo.

Últimas notícias

WhatsApp-Image-2025-07-08-at-15.03
PESQUISA COMBUSTÍVEIS - FOTO Elvis Lozeiko
Recipiente branco com macarrão e anchovas
acidente-entre-moto-e-carro-em-sbs
Rockfellers

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas