Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Economia e diálogo marcaram a gestão Nadal na Alesc

Como marcas ele destaca o diálogo e a conciliação com os demais deputados

• Atualizado 3 dias atrás.

A sexta-feira (31) é o último dia do deputado Mauro de Nadal (MDB) na presidência da Assembleia Legislativa. Como marcas de sua gestão, o parlamentar destaca o diálogo e a conciliação com os demais deputados em busca de soluções. “Radicalização política não ajuda a construir pontes, não ajuda a construir escolas, não melhora uma rodovia. Pelo contrário.”, explicou.

Além disso, a criação do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra), voltado para propor ações de segurança e a promoção da cultura de paz e cidadania nas escolas; e a criação das bancadas regionais para atender melhor os pleitos de cada regiões, foram outros pontos positivos da sua administração.

Economia
Na coletiva de imprensa onde fez o balanço da gestão, Mauro de Nadal anunciou que a Alesc economizou R$ 808,4 milhões no biênio 2023/24, que serão repassados ao Governo do Estado para obras. Esta foi a segunda vez que Nadal presidiu o parlamento catarinense. A primeira aconteceu em 2021, em plena pandemia da Covid-19.

História
Nadal também destacou a realização de atividades alusivas aos 35 anos da Constituição estadual, como a sessão especial em homenagem aos 49 deputados que trabalharam na elaboração do texto, e o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, que teve como palestrantes o ex-presidente Michel Temer e o ministro do STF, Dias Toffoli, entre outros.

Nova Mesa
A composição da nova Mesa Diretora da Alesc está praticamente definida, com Julio Garcia como presidente; Fernando Kreling, 1º vice; Padre Pedro (PT), 2º vice; Ana Campagnollo, 1ª secretária;  Marcos da Rosa (União Brasil), 2º secretário; Paulinha (Podemos), 3ª secretária e Oscar Gutz (PL), 4º secretário. Paulinha ainda pode ceder espaço para Lucas Neves.

Cirurgias eletivas
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde confirmam o crescimento de 289%, em relação a 2023, das cirurgias eletivas em SC, destaque nacional. De janeiro a novembro de 2024 foram realizados 268.061 mil procedimentos, enquanto em 2023 foram 68.912 mil. O Governo do Estado aportou aos hospitais municipais e filantrópicos mais de R$ 585 milhões em 2024.


 

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas