É seguro consumir carnes e ovos nesse momento? Veja o que diz o Ministério da Agricultura

Doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos

• Atualizado 1 meses atrás.

Carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente (Foto: Luiz Agner / IBGE / Divulgação)

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta semana o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil. O foco foi identificado em um matrizeiro de aves no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, é uma doença causada por vírus influenza originários de aves. Esses vírus pertencem à família Orthomyxoviridae e incluem o A(H5N1). Eles afetam principalmente aves, mas também foram detectados em mamíferos, incluindo bovinos. A gripe aviária raramente afeta humanos, mas a orientação é que as pessoas se mantenham informadas e tomem as medidas preventivas recomendadas.

Em nota, a pasta destacou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”.

Carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que preparados adequadamente. O consumo de carne e ovos crus ou mal cozidos de áreas com surtos de gripe aviária é de alto risco e deve ser evitado. Da mesma forma, animais doentes ou que morreram inesperadamente não devem ser consumidos.

Para preparar carne e ovos com segurança, a OMS recomenda seguir cinco orientações específicas:

  • Mantenha o ambiente limpo;
  • Separe alimentos crus dos cozidos;
  • Longo tempo de cozimento;
  • Manter alimentos em temperaturas seguras;
  • Utilizar água e matérias-primas seguras.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, contendo um traço central que se divide em dois arcos espiralados voltados para fora, lembrando chifres de carneiro, em fundo claro
O-MPSC-tambem-solicitou-a-ANAC-informacoes-sobre-a-instauracao-de-procedimento-para-investigar-a-tragedia-Foto-Diego-Piovezan-NSC-Total-Aline-Marques-Divulgacao-944x531
pexels-cottonbro-10466266-1536x1024
WhatsApp Image 2025-07-09 at 19.22
Canjica em um recipiente branco decorada com canela em pó e em paus

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas