A escritora rio-negrinhense Dolores Tureck Vellasques lança no próximo dia 9 seu mais novo trabalho. Com o nome de Travessia da Esperança, o livro da autora aborda as origens e os desafios das famílias pioneiras na região. O lançamento da obra acontecerá no Salão São Pedro, com apresentações culturais e outras exposições da artista.
O livro escrito por Dolores trata-se de um profundo trabalho de pesquisa sobre as origens e trajetórias das famílias pioneiras que ajudaram a construir a história e a cultura regional.
Com anos de pesquisa e viagens realizadas para obter informações e detalhes históricos, Travessia da Esperança documenta as lutas, conquistas e raízes culturais dos ancestrais, incluindo relatos e fatos históricos obtidos através de viagens e consultas em arquivos da Europa e outras regiões. Este livro, conforme a autora, é um convite para conhecer e valorizar a memória coletiva que ainda hoje influencia a identidade da comunidade.
A cerimônia de lançamento inicia às 14 horas, com a abertura do espaço. O salão São Pedro fica localizado em Colônia Olsen, interior de Rio Negrinho, em frente à Igreja do São Pedro.
Sobre a autora
Dolores foi professora e alfabetizadora, sendo coordenadora de educação entre os anos de 1987 e 1991 no âmbito municipal, coordenando a educação regional entre 1995 e 1999. Foi conselheira de Educação entre os anos de 1991 e 1992, bem como 1998 a 2002.
Ela é artista plástica e sócia da Arnap, tendo participado de diversas exposições e ilustrando seu próprio livro com desenho. Ainda, fez parte do Conselho de Cultura entre os anos 2012 e 2013, ajudando a promover a cultura de Rio Negrinho na região.
No ano de 2009, ela publicou seu primeiro livro chamado “Além de 1 Horizonte”, que aborda a saga dos poloneses e as dificuldades enfrentadas por esses imigrantes em suas novas terras. Também é uma das sócias fundadoras da Sociedade Cracóvia, atuando como presidente da entidade por cinco anos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕