O que acontece quando trabalhamos com mais proximidade do mundo natural? Qual a relevância atual do artesanato? E a marcenaria artesanal ainda é viável no tempo de indústria? Essas foram as perguntas que Lucas Campos Puttini levantou para o documentário “Manifesto Artesão – Da árvore, a cadeira”, que será lançado nesta quarta-feira (10), às 19 horas, no Espaço Cultural Profª Sirley Maria Neumann Johanson, no Centro de Campo Alegre.
O documentário, produzido com recursos do edital municipal da Lei Paulo Gustavo, foi realizado em três meses, com duração de 40 minutos. Lucas foi o responsável pela produção, roteiro e marcenaria, enquanto a sua esposa, Cristiane Belize Bonezzi, fez a narração. Além dos dois, a direção de imagens foi de André Miguel Kurosvki, a trilha sonora de Rodrigo Tranquilo e argumento inicial de Ivan Gomes de Oliveira.
De acordo com Lucas, o projeto visa destacar a relevância da marcenaria artesanal, sua conexão com a natureza e o tempo, onde o público irá acompanhar sua rotina no seu ateliê, na Marcenaria do Bosque, situada em Bateias de Baixo, em Campo Alegre. Lá, ele desenvolve peças autorais com o trabalho artesanal na madeira, transformando em objetos úteis e decorativos.
Além de “Manifesto Artesão – Da árvore, a cadeira”, também serão lançados nesta quarta-feira (10) outros trabalhos contemplados pelo edital da Lei Paulo Gustavo.
Assista
Quem deseja assistir o documentário, ele está disponível no YouTube pelo link abrir.link/LsnYc.
Confira a matéria completa, na qual Lucas conta sobre sua trajetória profissional e também convida para uma oficina neste fim de semana, na edição do jornal impresso desta quarta-feira (10).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕