Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Doações estão centralizadas no bairro Serra Alta

• Atualizado 1 anos atrás.

A Prefeitura de São Bento do Sul centralizou as doações para o Centro Social Urbano de Serra Alta, onde hoje funciona como uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Mathias Nossol.

Entidades ou pessoas que desejam contribuir com as famílias afetadas pelas chuvas podem levar até o local principalmente alimentos, cobertores, colchões, fraldas infantis, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, e a assistente social, Karen Lili Fechner, contam que os itens estão sendo organizados e encaminhados aos CRAS, que possuem a lista de famílias inscritas no Cadastro Único que necessitam de suporte nesse momento. Somente na quarta-feira (04), 68 famílias realizaram o cadastro, totalizando 175 pessoas.

Na quinta-feira (05), mais alguns grupos procuraram os CRAS. Ou seja, o número vem aumentando gradativamente. No antigo Centro Social também estão sendo produzidas as refeições destinadas aos moradores que se encontram nos abrigos. Além disso, os servidores estão focados na triagem e organização das roupas e dos kits de limpeza.

Mãos estendidas
Já os voluntários do projeto “Mãos Estendidas”, que possui sede no mesmo endereço, porém em outro ambiente, seguem atendendo quem mais precisa. O programa foi idealizado por Lúcia Binek e conta com o apoio de Adélia Hubner, Inês Porpeta, Norivaldo Loos e Lindacir Drosczka.

O local abre toda quinta-feira para atendimento externo, portanto os moradores podem ir até o espaço e escolher o que mais necessitam. Ao mesmo tempo, os voluntários também fazem a seleção dos itens e enviam à Assistência Social, que direciona aos necessitados.

Com os alagamentos, a procura por ajuda aumentou muito, segundo Lúcia. Por isso, ela pede que a comunidade contribua sobretudo com eletrodomésticos e móveis que estejam adequados ao uso. Quanto às roupas, há uma quantidade suficiente no momento. Vale lembrar que esse projeto é permanente e tem o embasamento de uma lei municipal.

Além de ser um suporte ao poder público, a ideia é que as famílias tenham oportunidade de escolher pessoalmente as doações que melhor atendam às suas necessidades. “As pessoas saem daqui sabendo que podem ir para a casa e vestir uma roupa que está em boas condições. Isso dá dignidade”, afirma.

Campanhas
Nos últimos dias surgiram muitas campanhas organizadas por pessoas físicas, instituições e grupos de serviços. O Hospital Sagrada Família, por exemplo, está arrecadando cobertores, roupas de cama, produtos de higiene e limpeza e fraldas. Os itens podem ser deixados na recepção hospitalar em horário comercial.

As salas da OAB em São Bento e Rio Negrinho também estão abertas para doações de roupas, calçados, toalhas, travesseiros e produtos de higiene pessoal. Quem preferir, pode fazer uma contribuição por meio das chaves PIX (47) 99663-0429 (Jessica Bail) ou 05918802967 (Milena Gonçalves – CPF).

Já o Rotaract Club São Bento do Sul está recolhendo alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza. A Gazeta é um dos pontos de coleta do Rotaract.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
notas de falecimento
acidente BR-101 (PRF)
MIX - AMORMIAU
Golpe

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas