Um cachorro de porte médio consome aproximadamente 15 kg de ração por mês. Imagine vários animais em uma só casa, o quanto consomem. O desafio da Associação de Proteção aos Animais (APA) de São Bento do Sul é alimentar todos. Mas desde 2020, as doações de alimento vêm diminuindo.
A voluntária Leuglaé Jollembeck, a Léu, comenta que cada doação é dividida entre as famílias que não têm condições de comprar para os seus animais e sustentam os da APA, os de lares temporários e em alguns canis também. Para arrecadar dinheiro, a APA realiza alguns eventos com vendas de boi ralado, camas de cachorro e acessórios de laço para os bichinhos. Assim, vão angariando um dinheiro para a causa. Mas nem sempre é o suficiente, e muitas vezes os voluntários tiram dinheiro do próprio bolso para comprar o alimento e pagar algumas dívidas em clínicas veterinárias. “A gente faz isso, pois não queremos que a associação pare. Para nós, eles são da família, e não deixaríamos ninguém da família passar fome”, desabafa.
As rações podem ser doadas nos principais pontos de coleta, sendo o Bom Pet, Top Molas, Centro de Treinamento Titãs, Pet Vida e Agropecuária Boehmerwald. A Associação também aceita doações pelo “Pix solidário” através do CNPJ: 09152206000101. Ainda podem ser doados produtos de limpeza para manter a sede organizada, jornais, caminhas e cobertas para os animais.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta terça-feira (12).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕