Em 1995 a Marlisa Fotos trouxe para São Bento a revelação de fotos em uma hora. Na mesma época, o Jornal A Gazeta dava os primeiros passos, e como não existiam máquinas fotográficas digitais, nem smartphones, era necessários revelar os filmes para o impresso. E assim nascia uma parceria que duraria vários anos.
O laboratório de revelação era como uma extensão da redação. Por dia, vários filmes eram levados até lá e várias imagens reveladas voltavam para o prédio do jornal. Mas, como recorda o empresário Pedro Mota, dono da Marlisa Fotos, o horário de correria era sempre no fechamento do jornal. “A Gazeta fazia as matérias, muitas vezes até em cima do laço, e a gente estava lá e imprimia essas fotos”, fala.
Essa união foi ficando cada vez mais versátil, pois a Marlisa viu o jornalismo de A Gazeta nascer e o ajudou a ficar mais ágil. Algo que Pedro lembra é que, desde o início, o jornal se destacava por sair na frente com a informação. E então, os laços foram se aprofundando cada vez mais.
“A gente acabou, por consequência, entendendo todo o dinamismo, como era o jornal, a pressa, a edição, porque vocês não podem perder tempo. A notícia apareceu, você tem que investigar, confirmar e divulgar. Então compreendíamos a necessidade e a importância da nossa contribuição”, comenta.
E foi uma contribuição fundamental. Afinal, o que seriam das páginas do jornal sem as fotografias complementando. Da mesma forma que a Marlisa estava para A Gazeta, a fotografia está para o jornalismo. “Fotografia é história. E eu acho que o jornalismo escrito sem a fotografia, é um corpo sem alma. Eles se casam, eles se fundem de tal maneira, de forma tão dinâmica que é impossível a existência de um sem o outro”, cita o empresário.
Testemunho de uma história
Em 30 anos muita coisa mudou, porém, a amizade construída entre A Gazeta e as Lojas Marlisa ainda continua. Hoje, o laboratório da loja já não é mais uma extensão da redação, mas todos os dias pela manhã, Pedro ainda folheia a edição impressa. E é grato por fazer parte dessa história.
Segundo Mota, o jornalismo de A Gazeta já nasceu com credibilidade, e com o passar dos anos, se tornou o veículo de comunicação oficial de São Bento do Sul, pois sempre esteve buscando notícia fresca e com responsabilidade. Sem contar o comprometimento com o público. “A Gazeta conseguiu fazer um molho do que realmente é a cultura local, é o pensamento da comunidade, como essa comunidade processa a informação que recebe, como ela interage e como ela se afina com essa forma do bom informar”, complementa.
Para ele, a loja esteve presente em um momento muito importante do jornal, e fica feliz com o crescimento da empresa. “Nessa dinâmica do tempo, nessa mudança que existe hoje, a gente só sabe que tudo vai mudar. E eu tenho certeza que mesmo tudo mudando, A Gazeta vai estar com a mudança, onde quer que essa mudança chegue”, menciona, “Eu tenho certeza que A Gazeta vai estar no futuro e a Marlisa, através da Gazeta, também lá estará”, complementa.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta quinta-feira (20).
Em vídeo
Acompanhe a reportagem em vídeo feita com Pedro Mota:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕