Moradora do município de Mafra, mas que usa diariamente a BR-280 para se deslocar até São Bento do Sul, onde trabalha, entrou em contato nesta semana com A Gazeta para reclamar sobre a recente raspagem ocorrida em um trecho da rodovia federal, nas proximidades do km 139. O trecho em questão, aponta a moradora, foi o que recentemente registrou um grave acidente entre duas carretas, mas, ainda assim, a pista apresentava boas condições de rodagem, sem a necessidade de uma intervenção, que na opinião dela deixou pior do que estava.
“Neste trecho, por incrível que pareça, o asfalto estava um tapete, muito bom mesmo, e o DNIT esteve nesse local e fez uma raspagem nesse asfalto, ficando horrível”, cita. “Eu e outros que utilizam essa rodovia para se locomover diariamente, não entendemos o motivo dessa raspagem, porque para quem vem ou vai de São Bento do Sul para Mafra, sabe do quão necessário seria uma nova recapagem quase que na sua totalidade da BR-280”, completa.
Ainda de acordo com a moradora, são muitos os buracos no trecho entre Rio Negrinho e Mafra, e o DNIT teria feito a intervenção em um trecho que se encontrava justamente em boas condições de tráfego. “Queremos esclarecimentos de qual o motivo de, em nossa opinião, estragar o que está bom e o que precisa de muita melhoria, não está sendo olhado e muito menos realizado, porque a rodovia está ficando cada dia mais perigosa, com tantos buracos”, desabafa.
Reparos necessários
Buscamos contato com a Assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sendo informado que a intervenção ocorrida no trecho citado pela moradora foi realizada por solicitação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aconteceu em diversos pontos da BR-280, entre Corupá em Mafra. “São trechos que receberam recapeamento em 2023 e que, por problemas de dosagem da mistura betuminosa adquirida em usina asfáltica da região, ficou com a superfície bastante lisa. Essa situação vinha causando frequentes problemas de derrapagem de veículos”, citou o DNIT, em nota.
“A operação de fresagem será complementada com aplicação de uma camada de microrrevestimento asfáltico e receberá nova sinalização horizontal. O microrrevestimento possui boas características de macrotextura e dará excelentes condições de aderência”, destacou ainda o órgão, afirmando ainda que a previsão de conclusão do serviço é para o fim de novembro.
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