Após meses travando uma batalha judicial, finalmente Felipe Rodrigo Baum conseguiu o direito à imunoterapia, trazendo alívio e esperança para si e sua família. Ele tomou as primeiras doses recentemente, mas esse ciclo de tratamento deve se estender por um ano, pelo menos.
O pai do são-bentense, Edson Baum, explica que a sentença favorável saiu no começo do ano, no entanto, ainda houve negação por parte do Estado. Por isso, a família teve que recorrer novamente até que a determinação fosse cumprida.
O tratamento é composto por dois medicamentos, um para o corpo na intenção de combater o câncer que se alojou no esôfago e intestino, e outro para os tumores no cérebro. A primeira dose enviada pelo Governo há 30 dias era parcial e somente na semana passada Felipe conseguiu tomar o composto completo. A próxima aplicação, por sua vez, deve ocorrer em 21 dias.
A imunoterapia tem um custo aproximado de R$ 1,8 milhão. E as próximas doses já estão no cronograma do governo, segundo Edson. “No caso do Felipe, a quimioterapia seria muito fraca e não resolveria o problema. Os médicos não falam em cura, apesar de que eu confio plenamente nisso. Para a medicina é importante estabilizar a doença para ir tratando”, esclarece.
Ele conta que o filho teve muitas reações com a terapia, como fortes dores de cabeça, e todos os efeitos já haviam sido orientados pelo oncologista. Ainda é cedo para avaliar completamente os benefícios alcançados, mas após a primeira aplicação, mesmo que parcial, foi possível observar um avanço significativo
Gastos
Desde que Felipe foi diagnosticado com um melanoma metastático, sua família travou uma árdua batalha pela cura. Mesmo recorrendo ao tratamento por via judicial, enfrentaram um acúmulo de despesas adicionais, especialmente com exames e consultas particulares na tentativa de acelerar todo o processo. “Tivemos que pagar tomografias, ultrassonografias, ressonâncias. Quando você não tem os resultados em mãos demora mais tempo a judicialização. O processo é todo baseado em laudos e exames”, lamenta.
Para angariar recursos, várias rifas foram organizadas, sendo uma das estratégias adotadas para amenizar o ônus financeiro. Inclusive, nesta semana deve ser sorteado um notebook e também já estão à venda números para concorrer a uma máquina lava-louças.
A cada campanha a família não busca somente suporte para as despesas do tratamento de Felipe, mas também estende a mão para outras pessoas que enfrentam problemas similares. Essa solidariedade e apoio mútuo são pilares fundamentais nesse momento tão desafiador, conforme Edson.
Contribua
Para contribuir com o tratamento de Felipe, basta entrar em contato com a família ou fazer uma doação pela chave pix felipe-baum@hotmail.com. Informações: 99721-1133.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕