Sexta-feira, 4 de abril de 2025

Dia Mundial do Autismo: São Bento do Sul destaca avanços e suporte às famílias

Instituições tem atendimento gratuito e especializado

• Atualizado 1 dias atrás.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, São Bento do Sul tem motivos de sobra para destacar a força do trabalho desenvolvido no município em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cidade conta com duas instituições de referência: a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack.

Sob a gestão da professora Geovanna Franck Rodrigues, que atua há 40 anos na educação especial, o Centro iniciou suas atividades em janeiro de 2014 com apenas um aluno — o saudoso Eduardo Nunes da Rocha Popadiuk — e hoje atende 126 pessoas, com idades entre três e 44 anos. O atendimento contempla os níveis I, II e III de suporte, com foco na minimização dos impactos do transtorno, no desenvolvimento da autonomia e na integração social e educacional dos alunos.

Com o aumento da demanda, precisou de um novo espaço, que foi cedido pela Prefeitura Municipal e oferece estrutura adequada, ambiente acolhedor e melhores condições de trabalho para a equipe multidisciplinar. “É um espaço para trocarmos experiências, aprendermos com os alunos e oferecermos apoio às famílias. Cada evolução, cada encaminhamento ao mercado de trabalho é uma vitória coletiva”, destaca Geovanna.

História de superação
Para Solange Maria Habowsky Varela, mãe de Gabriel Varela, de 26 anos (foto abaixo) — um dos jovens atendidos pela AMA —, a trajetória até o diagnóstico e o acolhimento foi marcada por desafios, mas também por reencontros com a esperança. “Descobrimos o autismo do Gabriel somente aos 15 anos. Até então, ele era tratado como portador de déficit de atenção. A aceitação nas escolas foi muito difícil. Muitas portas se fecharam, o que nos gerou dor e insegurança”, relata.

Apesar das dificuldades, a família encontrou apoio fundamental na Escola Municipal Henrique Schwartz, onde Gabriel cursou o ensino fundamental. “Foi uma experiência única. Os alunos foram como irmãos, sempre ajudando em tudo. Foi a primeira escola a acolher de verdade nosso filho”, conta Solange.

Desde o diagnóstico, Gabriel frequenta Centro de Autismo, onde encontrou um ambiente de pertencimento e desenvolvimento, graças ao trabalho em conjunto com a AMA.

Como participar
Toda a comunidade TEA em São Bento do Sul pode participar das atividades oferecidas no Centro de Autismo. Geovanna explica que, junto com o laudo médico, o responsável deve agendar uma visita. Após uma conversa com os profissionais, será definido o plano de atendimento mais adequado para cada caso. “Oferecemos serviços individuais ou em grupo, orientação familiar, oficinas, brinquedoteca, terapias, atividades de artes, educação física, tecnologia assistiva e muito mais”, detalha a gestora.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (47) 3635-5319 ou presencialmente. O Centro está localizado na Estrada Dona Francisca, número 3.465, no bairro Dona Francisca.

Leia a matéria completa no jornal impresso desta quarta-feira (2).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp-Image-2025-04-04-at-12.24
CORRIDA - Christian Hacke (4)
Chave telhado
whatsapp-image-2025-04-03-at-10-27590
mix-cambio-verde-27567

Mais lidas

WhatsApp-Image-2025-04-04-at-12.24
CORRIDA - Christian Hacke (4)
Chave telhado
whatsapp-image-2025-04-03-at-10-27590
mix-cambio-verde-27567

Notícias relacionadas