Detru responde após repercussão de cartaz a ciclistas: “Era provisório”

Placa recomendava que ciclistas utilizassem a calçada, o que gerou críticas de usuários nas redes sociais
Por:

• Atualizado 1 horas atrás.

Alessandro Valmor, diretor do Detru, responde aos questionamentos (Foto: A Gazeta)

A repercussão de um cartaz instalado em um poste na Rua Benjamin Constant, em frente ao SESI e ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, levou o Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul a se manifestar na última semana. A placa recomendava que ciclistas utilizassem a calçada, o que gerou críticas de usuários nas redes sociais, especialmente pelo risco de conflito com pedestres.

Em resposta, o diretor do Detru, Alessandro Valmor Frederico, afirmou que o aviso era apenas uma medida provisória. “Foi só uma orientação simples, para evitar que ciclistas descessem contra o fluxo dos carros. Como a pista está em uso, fizemos esse cartaz apenas como medida temporária. Não faria sentido instalar placas fixas para uma situação que deve durar poucos dias”, explicou.

Segundo o Detru, a nova sinalização visa adaptar o trânsito ao crescente uso de bicicletas elétricas, scooters e patinetes. Um dos pontos em análise é o compartilhamento do espaço entre veículos e bicicletas, com a conversão das antigas ciclofaixas em ciclorrotas.

Mesmo com a justificativa, parte da população segue manifestando preocupações quanto à segurança de ciclistas e pedestres em vias mais estreitas e de alto fluxo.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

grave-ocorrencia-2
novo-marco-de-garantias_mcamgo_abr_251120211818-8
Charuto (3)
Homem e mulher um ao lado do outro segurando sacolas de compras, sorrindo e mexendo em um celular
Sopa de feijão-branco com frango servido em tigela de cerâmica branca em cima de mesa de madeira

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
Notas de falecimento (site)
Reunião Sindusmobil
Rafael de Andrade Fonseca
WhatsApp Image 2025-07-30 at 10.53

Notícias relacionadas