A repercussão de um cartaz instalado em um poste na Rua Benjamin Constant, em frente ao SESI e ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, levou o Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul a se manifestar na última semana. A placa recomendava que ciclistas utilizassem a calçada, o que gerou críticas de usuários nas redes sociais, especialmente pelo risco de conflito com pedestres.
Em resposta, o diretor do Detru, Alessandro Valmor Frederico, afirmou que o aviso era apenas uma medida provisória. “Foi só uma orientação simples, para evitar que ciclistas descessem contra o fluxo dos carros. Como a pista está em uso, fizemos esse cartaz apenas como medida temporária. Não faria sentido instalar placas fixas para uma situação que deve durar poucos dias”, explicou.
Segundo o Detru, a nova sinalização visa adaptar o trânsito ao crescente uso de bicicletas elétricas, scooters e patinetes. Um dos pontos em análise é o compartilhamento do espaço entre veículos e bicicletas, com a conversão das antigas ciclofaixas em ciclorrotas.
Mesmo com a justificativa, parte da população segue manifestando preocupações quanto à segurança de ciclistas e pedestres em vias mais estreitas e de alto fluxo.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕