Deputados cobram soluções da Celesc

Novo sistema comercial implantado pela Celesc gerou problemas e reclamações de consumidores

• Atualizado 3 meses atrás.

O novo sistema comercial implantado pela Celesc gerou problemas e reclamações de consumidores que possuem geração própria de energia e que não estão recebendo os créditos pela produção excedente. Pequenos e médios empresários, cooperativas, produtores rurais e usuários não estão tendo o excedente de produção creditado pela companhia de energia desde o mês de maio.

Na prática, não está havendo abatimento das faturas pela energia extra enviada para a rede elétrica. O impasse se ampliou ao afetar os geradores e consumidores de energia. Chamado para dar explicações à Bancada do Oeste da Alesc, o presidente da estatal, Tarcísio Rosa, prometeu dar respostas até o final do mês. A coordenadora da Bancada, deputada Luciane Carminatti (PT), confirmou a criação de uma comissão para acompanhar a resolução do problema, que afeta em cheio o bolso dos catarinenses.

Sirenes
A Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Alesc debateu a adoção de medidas preventivas e efetivas para mitigar o impacto das tragédias provocadas por mudanças climáticas. Uma das medidas aprovadas é a obrigatoriedade de instalação de sirenes de alerta em áreas de risco mapeadas pelos órgãos responsáveis, proposta pelo deputado Sargento Lima (PL).

Alerta do TCE
O TCE/SC recomendou que o governo adote medidas sobre gestão hídrica, antes que haja escassez. SC tem 10 regiões hidrográficas. As dos rios Tubarão, Chapecó e Irani, Jacutinga e Timbó estão com planos de ações expirados; no Rio do Peixe, não há plano. Já as bacias dos rios Cubatão Norte, Itajaí, Araranguá, Antas, Itapocu, Camboriú, Cubatão Sul e Tijucas precisam de atualização de ações. O relatório é do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi.

Fiesc
A Fiesc e os Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia participarão da Semana de Inovação Suécia-Brasil, um conjunto de eventos de cooperação binacional, que ocorrerá em Florianópolis, entre os dias 11 e 13 deste mês, no Sapiens Parque. Bioeconomia, ciências da saúde, cidades sustentáveis, mineração sustentável, aeronáutica e aeroespacial estão na pauta.

Fecam
Balneário Camboriú será o centro do municipalismo em SC, com a terceira edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, o Comac-SC, desta quarta (6) até sexta (8), no ExpoCentro. O encerramento contará com a palestra do jornalista Augusto Nunes, que abordará “Os 100 primeiros dias de governo para reeleitos e novos eleitos”.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas