Sexta-feira, 16 de maio de 2025

Defesa Civil monitora cânions de SC para evitar deslizamentos como de Capitólio

Por:

• Atualizado 3 anos atrás.

O deslizamento que resultou na morte de 10 pessoas em Capitólio, Minas Gerais, acendeu o alerta para a prevenção de situações semelhantes em todo o Brasil. Santa Catarina é um estado que concentra os maiores cânions do país. Um cânion é um vale fluvial, em que o rio é cercado por paredões íngremes verticais. No Estado, esses blocos rochosos são observados em lugares como a Serra do Rio do Rastro, que costuma atrair bastante turistas.

A Defesa Civil de Santa Catarina falou sobre o assunto apenas por nota. O órgão afirmou que “atua no monitoramento constante de áreas suscetíveis a movimentos de massa, de todas as classificações, inclusive queda de blocos rochosos, por meio da atuação das coordenadorias regionais e da equipe técnica, de forma a agir imediatamente em possíveis ocorrências, com foco direto na prevenção e isolamento das áreas antes das movimentações”.

A Defesa Civil catarinense afirmou que há monitoramento constante em localidades como as serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco, “que apresentam grandes formações rochosas e quedas de blocos constantes em períodos chuvosos, o que acarretou na execução de obras para a mitigação dos riscos nos locais“.

Com informações de G1.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

9386fdef-2b6c-4872-8dd7-87361d32e4d5-27007-1011x1024
CUQUES - Christian Hacke (19)
Ginástico aérea - divulgação
SÍTIO ARQUEOLÓGICO - FOTO Elvis Lozeiko
Oxygym Futsal

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-14 at 20.30
Frank Bollmann
WhatsApp Image 2025-05-12 at 13.23
WhatsApp Image 2025-05-12 at 11.00
whatsapp-image-2025-03-25-at-13-27438

Notícias relacionadas