Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Defesa Civil continua em alerta neste fim de semana

• Atualizado 1 anos atrás.

A chuva deu uma trégua na sexta-feira (06) durante o dia, mas o trabalho das defesas civis ainda segue em ritmo intenso. Na região tem muitas famílias desabrigadas, locais que demandam atenção por conta do risco de deslizamentos e que podem sofrer com alagamentos novamente.

Já os níveis dos rios continuam subindo, porém de forma lenta, como é o caso do rio Negro, em Campo Alegre, sendo a localidade de Avenquinha e o distrito de Fragosos as regiões mais afetadas. A coordenadora de Defesa Civil campo-alegrense, Juliana da Rocha, informou que a equipe está monitorando de perto a situação.

“Foram feitas medições no decorrer da madrugada para fazer o levantamento de quantos centímetros o rio subia por hora. Até então, variava de 5 a 6 centímetros/hora. Hoje reduziu a dois centímetros/hora, permanecendo assim até a tarde”, relatou.

Além disso, com o apoio da Prefeitura, o órgão fez a remoção de moradores em áreas ribeirinhas, inclusive uma família ficou alojada na antiga creche de Fragosos. Esse trabalho também se intensificou ontem devido a previsão de novas pancadas de chuvas.

O objetivo é amenizar ao máximo os danos que possam ocorrer nos próximos dias. “Continuamos sob alerta e executando os trabalhos de prevenção necessários”, ressaltou.

São Bento do Sul, conforme informações repassadas pela Prefeitura, não tem mais pontos de alagamentos. Os trabalhos ficaram concentrados nas vistorias das estradas, das pontes afetadas e na limpeza dos rios. Neste momento, a Defesa Civil está se mobilizando para atender a população neste sábado e domingo, que são vistos com preocupação pelo poder público.

A situação também está sendo acompanhada de perto por Antonio Edival Pereira, coordenador regional de Defesa Civil da Região Norte e Nordeste. Ele contou que o órgão estadual iniciou a entrega dos itens de assistência humanitária. São Bento do Sul, por exemplo, é uma das cidades contempladas com esses materiais.

Já em Rio Negrinho, segundo ele, o nível do rio vem baixando. Mesmo assim, todos os grupos de respostas e ações coordenadas de cada município permanecem preparados para o que ainda pode acontecer e encaminhando os devidos alertas à população.

Isso porque, segundo Antonio, estima-se mais 50 a 80 milímetros de chuva para a região e esse volume pode aumentar.

Piên, por sua vez, está em fase de recuperação, de acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Denis Carvalho. O órgão e a Prefeitura alinharam equipes para verificar todas as estradas, arrumar as passagens mais urgentes, os bueiros e cabeceiras de pontes.

Até o final da tarde de sexta-feira, ainda havia alguns pontos de alagamento, principalmente no interior, em Campina dos Maia e Poço Frio; no entanto, não houve desabrigados. Mesmo assim, os servidores ficarão de prontidão ao longo do fim de semana, com barcos preparados para atender possíveis ocorrências.

Contato
Em casos de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Quem tiver interesse, também pode receber os alertas emitidos pelo órgão via SMS. Para isso, basta cadastrar o CEP da região enviando uma mensagem para 40199.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Intimações falsas por e-mail - FOTO Reprodução Divulgação
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
notas de falecimento
acidente BR-101 (PRF)
MIX - AMORMIAU

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas