Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Curso de autodefesa para as mulheres em São Bento

• Atualizado 1 anos atrás.

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul aprovou uma lei que vai instituir no município oficinas de autodefesa para mulheres acima de 14 anos. O projeto visa atender preferencialmente mulheres que estão sob medidas protetivas ou que já foram vítimas de violência doméstica. Uma instrutora de autodefesa, contratada pela Fundação Municipal dos Desportos (FMD), vai repassar técnicas de defesa pessoal.

O assessor de Gabinete da Prefeitura, Patrick Vicente, explica um pouco mais da iniciativa. “O programa, além de preparar a mulher para que ela mesma possa reforçar sua proteção, abrange assistência psicológica, por meio de palestras e grupos de apoio, e oficinas de introdução aos conhecimentos jurídicos, com acompanhamento de profissionais da área, garantindo ações governamentais de proteção às mulheres”, conta.

O projeto foi articulado e planejado pela própria Prefeitura. “O projeto nasceu com uma conversa com o prefeito Antônio Tomazini. Posteriormente, também conseguimos o apoio do presidente da FMD (Luciano Weidner) e o secretário de Assistência Social (Gilmar Pollum)”, explica.

Conforme Patrick, inicialmente as aulas de defesa pessoal serão no centro esportivo localizado próximo ao terminal no bairro Centenário.

“As aulas serão ministradas por uma professora de artes marciais vinculada à FMD. A parte interessante deste projeto é que conseguimos agregar a parte física, psicológica e jurídica. O número de vagas por turma, a duração, as datas, horários e locais do programa serão definidos, conforme conteúdo teórico e prático a ser desenvolvido”, relata.

No projeto, é possível a celebração de parcerias entre os órgãos públicos municipais e entidades privadas, as quais possam auxiliar na realização das aulas e atividades do programa.

Quem pode participar
Estão aptas a participarem do programa mulheres acima de 14 anos, que tenham ou não sofrido qualquer tipo de violência, desde que comprovada residência no município de São Bento do Sul. “Assim que as aulas forem implantadas, faremos uma ampla divulgação”, disse Patrick.

56 prisões somente em São Bento
Para se ter uma ideia dos números alarmantes de violência contra mulheres em São Bento do Sul, em 2022, ao todo, 56 homens foram presos por violência doméstica. Em 2019, a título de comparação, foram presos 74 indivíduos.

Os números foram divulgados pelo delegado regional Odair Rogério Sobreira Xavier, quando ocupou a Tribuna da Câmara, no ano passado, justamente para alertar sobre as estatísticas. A Gazeta solicitou os números atualizados deste ano, mas não haviam sido compilados até o fechamento desta reportagem.

As estatísticas apresentadas por Sobreira compreendem vários tipos de violência contra as mulheres, como ameaça, lesão corporal leve, injúria, vias de fato, difamação, maus-tratos, perseguição, entre outras. Porém, alguns casos, como estupro, lesão corporal grave, apropriação indébita, cárcere privado e feminicídio também estão presentes nos números explanados pelo delegado.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-07 at 16.26
Plenario Camara
Condor6
Patrick Vicente - Jonei
Acontece SC 1

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas