Na sessão de quinta-feira (23) da semana passada, o vereador Adriano Reinhartd (PP), o Chicão, criticou o fato de a Prefeitura de São Bento do Sul não ter feito repasses para auxiliar o Hospital Sagrada Família. Vereador disse que a Prefeitura somente repassa os recursos recebidos e referentes aos valores pago pelos serviços prestados pela unidade.
Já nesta segunda-feira (27), coube a Darlan Guliani (PSD) rebater as acusações e as críticas. Ele lembrou que sim, a Prefeitura paga os honorários de todos os médicos do plantão, inclusive cirúrgicos. E isso, sim, acaba sendo investimento e repasse para o hospital. Darlan disse não ser verdade aquilo falado por Chicão na semana passada. Além disso, Darlan citou que o hospital é particular e por isso não havia como repassar recursos.
Depois, novamente foi a vez de Chicão falar. Ele achou estranha a colocação sobre não poderem ser feitos repasses ao hospital, sendo que a própria Câmara, no fim do ano passado, repassou R$ 1 milhão para a unidade, sendo que mais de R$ 900 mil foram utilizados para pagamento de salários de médicos em atraso. “Então, como não pode repassar recursos?”, rebateu.
Ainda durante sua fala, Darlan citou o fato de muitas pessoas faltarem às consultas, o que acaba demorando muito mais o andamento pela fila. Em seguida, Jairson Sabino (PSDB) usou a tribuna e disse que muito das faltas acaba ocorrendo porque as consultas são marcadas para uma data longe demais.
Além disso, disse que não existe um acompanhamento e nem quem entre em contato ou mesmo um sistema automatizado para lembrar aos pacientes sobre a consulta, podendo então o paciente dizer que não poderá ir por qualquer motivo, abrindo espaço para outra pessoa. A vereadora Carla Hofmann (Republicanos) lembrou que a iniciativa privada já utiliza sistema de avisos para os pacientes, por isso seria importante a Prefeitura também investir em melhorias no sistema.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕