A incompetência da Fundação Municipal de Desportos (FMD) mais uma vez impediu que atletas são-bentenses representassem o município em uma competição estadual. Depois dos casos com os atletas do Bolão e da Apae, desta vez foram os atletas do atletismo as vítimas da má gestão da FMD, que esqueceu de inscrever metade da equipe nos Joguinhos Abertos, disputado em Caçador, no último fim de semana.
E o pior, os atletas só ficaram sabendo que não participariam da competição um dia antes da disputa, já em Caçador, durante o Congresso Técnico. Na tarde desta segunda-feira (10), a equipe retornou ao município e, ao invés das esperadas medalhas, trouxe um misto de indignação e revolta.
Desde 1995 atuando como técnico no município, Evaldo Rosa da Silva conta que nunca havia vivenciado uma situação como essa. Um dos momentos mais difíceis foi no momento de avisar aos atletas que eles estavam fora da competição. “Foi um choque, eles choraram muito e não quiseram acreditar”, conta.
Dificuldades
Uma das atletas prejudicadas, Camila Rodrigues ficou sabendo da situação já no alojamento. “Eu não queria acreditar”, diz, inconformada com a situação. “Treinamos forte o ano inteiro, nos fins de semana, chuva, frio, inclusive doente. É muito difícil aceitar essa situação”.
Em suas redes sociais, os outros atletas que ficaram de fora também lamentaram a situação. “Só me resta chorar! Me dói muito saber que não poderei correr. Todo o plano de treinamento para competição foi em vão?”, criticou Milena Dranka.
“Pura incompetência”
Anderson Rodrigues, pai da atleta Camila, se disse desapontado. “Acompanho o quanto ela treina e se dedica, cuida da alimentação para ter um bom resultado e acontece uma coisa dessas”, cita, pedindo que alguma situação seja tomada em torno do caso. “Deve-se punir os responsáveis para que isso não volte a acontecer, e que coloquem alguém competente para assumir o cargo”, relata.
Ele pede que as atletas e a equipe prejudicada recebam ao menos um pedido formal de desculpas dos responsáveis pelo erro. “Não foi a primeira vez que isso ocorreu, já teve até funcionário exonerado e readmitido novamente, pura incompetência”, encerra.
O presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Luis Neri Pereira, o Magrão, não quis comentar o caso, pois retornou para a FMD – após licença para concorrer nas eleições – apenas no fim da última semana, quando o caso já havia ocorrido. Porém, ele lamentou profundamente a situação.
Mais detalhes do caso e mais opiniões estão no jornal impresso desta terça-feira (11).