Desde os primeiros pontos dados aos 13 anos até sua missão atual de incentivar a independência financeira através da costura, a paixão pela profissão e pela arte de ensinar levaram Claudia Alves Dorneles a transformar seu conhecimento e experiência em um negócio próprio, inspirando outras mulheres em São Bento do Sul e região.
Com uma trajetória na costura que começou ainda na adolescência, influenciada por sua mãe – que possuía um ateliê – Claudia acumula mais de 30 anos de vivência na área. “Minha mãe sempre teve um ateliê, então, naquela idade em que precisava aprender uma profissão, ela me chamou para trabalhar. ‘Vamos nos tornar mulheres independentes’, dizia ela”, conta Claudia, com um sorriso de orgulho.
A partir dessa motivação, Claudia se tornou costureira, seguindo os passos da mãe, e a paixão por criar peças únicas e exclusivas acabou se tornando um dos seus grandes motivadores. Para ela, a costura é mais do que uma profissão; é uma forma de expressar amor e carinho através de cada peça produzida.
Ela acredita que o afeto envolvido no processo é o que diferencia um bom profissional. “Eu sou feliz por ser uma mulher empreendedora. Quando comecei a desenvolver meu trabalho com costura, achei ótimo ser independente e poder criar peças exclusivas. Mas não adianta só querer ganhar dinheiro. Se você faz algo com amor, o resultado sempre será melhor”, destaca.
Ensinamentos
Além de empreender, Claudia se dedica ao ensino. Ela vê na costura um potencial para ajudar mulheres a se tornarem financeiramente independentes, mesmo reconhecendo que ser costureira nos dias atuais é um desafio. A profissão perdeu parte de seu prestígio com o advento do mundo digital, mas a empreendedora enxerga uma nova oportunidade com o crescimento das vendas online.
“Existem poucas mulheres na área da costura, mas vejo a necessidade de mais profissionais. Por isso, continuo dando aulas, para que outras mulheres possam também descobrir essa paixão. As pessoas querem coisas mais ligadas ao digital, mas também há um aumento no interesse por produtos artesanais. A costura ainda tem muito espaço, especialmente com a demanda por peças personalizadas”, explica.
Quem quiser aprender a costurar e seguir carreira assim como Claudia pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99716-2184. No Ateliê Dornelles, localizado na Rua Jorge Zipperer, no Centro, ao lado do Fort Atacadista, é possível fazer o curso de modelagem e costura, com ampla aprendizagem em alfaiataria.
No jornal impresso desta quarta-feira (18) você confere mais sobre as dificuldades e o momento mais marcante da carreira de Claudia.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕