Em se tratando de efetivo, o Corpo de Bombeiros só vê sua situação se deteriorar na 2ª companhia da corporação, a qual engloba São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Atualmente, são 55 profissionais nos três municípios. Destes, dois vão se aposentar no fim de novembro e outros nove estarão aptos para a aposentadoria em breve.
Assim, são 44 bombeiros – incluindo as funções de comando, administrativas e técnicas – para uma população de quase 136 mil habitantes. Isso que na conta não estão os três bombeiros que serão cedidos para a Operação Veraneio, no litoral. Além disso, lembra o comandante da companhia, o primeiro-tenente Edmilson Duffeck, há profissionais que podem solicitar seus períodos de licença-prêmio acumulados.
Em São Bento do Sul, atualmente o efetivo é de 31 bombeiros, um número bem distante dos 70 profissionais que um dia já fizeram parte da corporação.
No jornal impresso desta quarta-feira (2), comandante fala sobre os bombeiros comunitários, conta que o planejamento precisou ser revisto e detalhe o aumento no número de ocorrências.