Na Páscoa, o comércio de São Bento do Sul teve um desempenho um tanto quanto abaixo do cenário encontrado em pesquisas feitas em nível estadual. Um dos levantamentos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) apontou que 65% dos consumidores entrevistados fizeram compras para a data, alcançando o maior gasto médio da série histórica, ou seja, R$ 167,34, um aumento de 34,6% na comparação com o ano anterior. A pesquisa da entidade também aponta um alto percentual de efetivação de compras, ou seja, 93,1%.
“Soma-se a esses dados o aumento na realização de comemorações (84,6%), sendo este o maior indicador da série histórica, bem como o aumento da quantidade de presentes de um ano para o outro”, relatam as considerações do documento. De acordo com a Fecomércio, os dados revelam uma diversificação maior no mercado de chocolates, com um aumento na preferência por produtos artesanais, entre os quais se destacam produtos mais personalizados e diferenciados em comparação com os industrializados em série.
“Os chocolates são os presentes característicos da Páscoa, e sua popularidade permanece inabalável ao longo dos anos. Em 2023, esses deliciosos quitutes mantiveram sua posição como os principais presentes, representando novamente mais de 90% das escolhas dos consumidores. Este dado ressalta não apenas a tradição associada aos chocolates nesta época festiva, mas também a sua capacidade de cativar e encantar pessoas de todas as idades”, cita a pesquisa.
“O atendimento ao consumidor recebeu uma atenção especial na pesquisa, com atributos como agilidade, cordialidade e clareza de informações sendo avaliados. Em 2024, observou-se uma melhoria na percepção dos consumidores em relação ao atendimento recebido, indicando uma possível ênfase das empresas nesse aspecto”, sintetiza o levantamento.
2.227 consumidores
O Núcleo de Pesquisas da Fecomércio ouviu 2.227 pessoas, entre os dias 1º e terça-feira desta semana. Participaram – presencialmente ou online – do levantamento consumidores de 41 municípios, englobando as regiões das maiores cidades. São Bento não aparece no levantamento. Do total de entrevistados, 60,5% são mulheres e 39,5% são homens, majoritariamente entre 18 e 35 anos e com Ensino Médio.
Nesse universo de entrevistados, a maioria (56,1%) trabalha com carteira assinada, seguida por autônomos (19,7%). Cinco em cada dez entrevistados têm renda mensal entre R$ 2.582,01 e R$ 6.456,00, afirma a entidade.
379 empresas
A entidade também ouviu 379 empresas do comércio catarinense, nos maiores municípios – São Bento do Sul novamente não consta na lista. Nesse levantamento, os resultados indicam uma divergência, já que mostram que o ticket médio totalizou R$ 192,80, ficando 10,6% abaixo do valor registrado na Páscoa do ano anterior. Os setores de calçados e de vestuário e acessórios tiveram os maiores tickets médios no ano, R$ 243,20 e R$ 238,60, respectivamente.
Isso indica que, além de chocolates, os consumidores compraram outros itens. Apesar de liderarem a lista, o ticket médio de ambos os setores caiu em relação ao ano anterior, 17,7% e 20,2%, respectivamente. O ticket médio do setor de chocolate e docerias foi de R$ 184,60 nesta Páscoa. Apesar de ocupar o terceiro lugar, foi o setor que mais cresceu na passagem do ano (+13,9%).
Quanto às modalidades de pagamentos, o parcelamento no cartão de crédito foi a opção adotada por 32,7% dos consumidores, seguida pelo pagamento à vista no cartão (21,6%). Na Páscoa de 2023, observou-se o contrário: compras feitas à vista no cartão (31,7%), seguidas pelo parcelamento no crédito (29,1%). O uso do PIX também foi uma importante forma de pagamento nesta Páscoa.
Em relação à percepção dos empresários a respeito do desempenho nesta Páscoa, 16,1% acreditam que foi melhor do que o esperado; 52% afirmam que foi igual ao esperado e 30,9% consideram que foi pior do que o esperado. Os empresários também foram questionados a respeito da variação do faturamento de suas empresas, tanto em relação à mesma data de 2023, quanto em relação aos demais meses do ano. Em comparação com a Páscoa de 2023, o faturamento cresceu 8,4%. Já em relação aos demais meses do ano, o faturamento nominal cresceu 11,7%.
Data do pagamento atrapalhou
Para o vice-presidente da Fecomércio – Região Planalto Norte, o lojista são-bentense Herton Scherer, algumas questões locais merecem atenção, como, por exemplo, a data de pagamento de boa parte dos trabalhadores. “Somos uma região industrial”, citou, lembrando que a Páscoa caiu no fim de março, enquanto o salário é pago até o quinto dia útil. “Talvez isso tenha prejudicado um pouco, sem falar que agora no início de abril também tinha o IPTU”, constata.
Outro fator que pode ter influenciado no desempenho geral, analisa Herton, é a alta dos preços dos chocolates. “Esse aumento ocorreu por diferentes motivos, como a crise no setor de cacau”, comenta. “Mas, de qualquer forma, as empresas daqui tiveram vendas muito parecidas com as do ano passado”, diz.
Estabilidade
Também comerciante no município, Alexandro Scherer, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Bento do Sul, observa que, de fato, houve uma certa estabilidade nas vendas de chocolates, conforme ele constatou junto a estabelecimentos que trabalham com este tipo de produto. “Já o setor de brinquedos, pelo que percebemos, teve uma pequena diminuição nas vendas”, relata. “Comercialmente falando, a Páscoa não caiu em uma data muito boa”, acrescenta Alexandro.
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