A Gazeta - Conheça tudo o que compõe a estrutura da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul
Geral

CHRISTIAN HACKE / A GAZETA

Foto da matéria

Local tem capacidade nominal para 420 internos

SEGURANÇA PÚBLICA

Conheça tudo o que compõe a estrutura da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul

Obra foi entregue oficialmente na quinta-feira (27) ao governo do Estado, e em breve iniciam as operações

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br | São Bento do Sul

28/06/2024 - 11:23

Uma cerimônia marcada pela presença do governador Jorginho Mello e diversas outras autoridades marcou a inauguração da Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, na manhã de quinta-feira (27). O complexo, com cerca de 11 mil metros quadrados e vagas nominais para 420 internos, começou a ser construído em 2013 e foi concluído recentemente. Agora, com a estrutura passando para o estado, iniciam os trâmites de contratações de profissionais que vão atuar dentro da penitenciária, além da aquisição de móveis, montagem da cozinha industrial e licitação das empresas que se instalarão dentro da oficina.

Durante seu pronunciamento, o governador citou que esse é o 54º complexo penitenciário de Santa Catarina, mas que 43 deles estão interditados pela Justiça. "Estamos tentando fazer a construção de novas vagas, temos que superar dificuldades no Tribunal de Contas com construções antigas, mas todos sabem da pressa que tenho em melhorar essa situação", disse.

Sobre a penitenciária
A unidade prisional masculina tem capacidade nominal para 420 vagas e teve um investimento aproximado de R$ 33 milhões. São 12 módulos de celas, sendo elas individuais, para seis ou para oito pessoas. Os quartos possuem aproximadamente 3 metros por 5 metros, com 3,75 metros de altura. Na cela tem um banheiro com vaso, pia e chuveiro, além de um solário na parte de trás. Há também celas adaptadas para pessoas com deficiências.

Além dos blocos de celas, a penitenciária conta com áreas específicas de saúde, como consultórios médicos, odontológicos, posto de enfermagem, quartos individuais e coletivos para isolamento e tratamento médico, sala de atendimento social, sala para audiências, sala da OAB e 11 parlatórios.

O local possui também uma oficina com quase mil metros quadrados, onde os internos deverão trabalhar. Um módulo educacional conta com cinco salas de aulas, cada uma com capacidade para 25 alunos. Há também sala de informática, biblioteca, sala dos professores e etc.

Confira a reportagem em vídeo:


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Leia mais