Com doações, trabalho voluntário e apoio da iniciativa privada, fiéis da Paróquia Puríssimo Coração de Maria ajudaram a transformar um barranco abandonado em um bosque cheio de significado religioso, espiritual e social. O espaço foi inaugurado neste sábado (12), ao lado da Igreja Matriz, em São Bento do Sul.
O pároco Luciano Toller poderia ter idealizado um bosque para ser, claro, um novo ponto turístico, mas ele foi além e o transformou em um espaço espiritual e catequético. É isso que o público perceberá ao visitar o local: cada canto tem um significado especial. Na entrada do espaço, há o capitel, cuja madeira foi doada por uma família da comunidade, e o crucifixo, pela Escola São Bento, que antigamente pertenceu aos irmãos Maristas. “Geralmente, ele é colocado perto do caminho, para que a gente passe e perceba que, no caminho, eu quero que Cristo esteja à frente de toda decisão. Por isso, o capitel é o primeiro que está neste caminho”, diz.
Também há a placa que simboliza os 120 anos da chegada dos padres da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, à qual a paróquia pertence. E, quando se fala em placas, há 13 delas no bosque, algumas com mensagens poéticas e catequéticas, outras com significado voltado a São Bento, de quem o bosque leva o nome. Quem prestar atenção verá três animais nessas placas: um é o pavão, outro, o porco e, por fim, a águia.
De acordo com o pároco, esses bichos são referências usadas por São Bento para ensinar sobre as brechas que enfraquecem a vida humana, ou seja, o orgulho (águia), a vaidade (pavão) e a avareza (porco). Inclusive, esses símbolos compõem o emblema do bosque, que estará visível na maioria dos espaços.
Ainda falando em elementos, algo que não poderia faltar no local são as plantas e flores, uma marca do padre Luciano, que tem um carinho especial pela jardinagem. Grande parte das espécies presentes no bosque foi plantada por ele mesmo. “É um gosto pessoal, todo mundo tem um hobby, e o meu é esse. Foram muitos dias de folga envolvidos aqui e, num tempinho ou outro, quando tenho, acabei vindo aqui. Acho que plantei quase tudo”, diverte-se.
Há azaleias, hortênsias, lavandas, buchinhos, íris, e também foram plantadas 50 cerejeiras que, quando florescerem, darão ainda mais cor ao local. Já no ano passado, foram plantadas duas oliveiras para trazer um significado mais bíblico ao bosque.
Bosque São Bento
Seguindo pelo bosque, as pessoas poderão aproveitar quatro decks para o lazer. Em um deles foi plantada uma jabuticabeira. Também há um chafariz – o primeiro em espaço público em São Bento do Sul – e uma fonte, que leva o nome de Lucca Pscheidt, que, no ano passado, recebeu o título de Bentinho. Inclusive, foi por meio do concurso realizado que a paróquia conseguiu os recursos para iniciar a construção do bosque.
Além da fonte, em cada escada do bosque há placas com os nomes das crianças que participaram das ações nos últimos três anos, como o Fidelinho, a Puríssima e, agora, o Bentinho. Até mesmo no concurso que está sendo realizado agora, para a festa da Padroeira, a menina escolhida e as candidatas também terão a homenagem.
Ainda, o que não poderia faltar no bosque é um espaço para oração. Por isso, há a imagem em mosaico de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Segundo o pároco, desde o início do projeto, sabia-se que haveria a presença de Nossa Senhora, mas não se sabia qual título mariano escolher. A opção pela Desatadora, no bosque, reflete bem o envolvimento da comunidade que, graças à devoção, trouxe muita gente de volta à igreja. Na lateral da imagem, há corações com pedras especiais: algumas vieram da Igreja da Anunciação, e outras, do Monte das Bem-Aventuranças, em Israel, onde, segundo a tradição, Jesus proferiu o Sermão da Montanha.
No bosque, também há um espaço para as crianças, com um parquinho e o mosteirinho de São Bento, algo que se assemelha a uma casa na árvore. O bosque também conta com câmeras de monitoramento, funcionando 24 horas por dia, para garantir a segurança do local e de todos os visitantes.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕