Os municípios de São Bento do Sul e Corupá estão oficialmente conectados por uma rota que promete encantar turistas e peregrinos: o Caminho da Santa Catarina. A nova trilha, que atravessa o interior de Rio Natal, surge como uma proposta de desenvolvimento do turismo rural e religioso na região, oferecendo uma experiência única de contemplação da natureza e reflexão espiritual.
A trilha percorre cerca de 32 quilômetros dentro de São Bento do Sul, com início no Monumento de São Bento, na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, e mais 10 quilômetros por Corupá, até o Seminário Sagrado Coração de Jesus. “A ideia é contemplar tanto o turismo rural quanto o turismo religioso, pois é um caminho reflexivo e também contemplativo da natureza. Os visitantes poderão apreciar a paisagem, incluindo rios, morros, cachoeiras e nascentes, além de capelas e igrejas que pontuam o trajeto. Recentemente, um pessoal da localidade de Nereu Ramos conheceu o nosso projeto e agora pretendem fazer o caminho deles passando por nossa região. Então, a ideia do turismo religioso é justamente que outras cidades acompanhem esse trajeto fazendo por trechos”, destaca Patrick Vicente, idealizador do projeto.
Durante o percurso, os caminhantes passarão pelo Morro da Igreja de Rio Natal, um ponto de referência que acompanhará os turistas até o final do trajeto, além do rio Vermelho, que faz a divisa entre São Bento do Sul e Corupá. “Além de apreciar toda a natureza, a caminhada proporciona uma reflexão introspectiva. Para guiar os grupos, a demarcação da trilha foi planejada utilizando setas amarelas e o símbolo da orquídea Laelia purpurata, flor que é o símbolo do estado de Santa Catarina. A sinalização foi feita inicialmente em postes de iluminação e totens de pedra, mas a intenção é futuramente confeccionar placas para facilitar a identificação pelos turistas, assim como já temos no Circuito das Araucárias, por exemplo”, explica Patrick.
Acompanhe
O Caminho da Santa Catarina pode ser acompanhado no perfil do Instagram (@caminhodasantacatarina), onde os interessados podem obter mais informações e acompanhar as novidades sobre a trilha. Através dele, turistas podem enviar um direct para sanar dúvidas e obter dicas de percurso.
A matéria completa você confere na edição do jornal impresso de quinta-feira (20).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕