A atleta são-bentense Laura Malewschik, de 14 anos, sagrou-se campeã brasileira na patinação artística recentemente. Em campeonato realizado na cidade gaúcha de Venâncio Aires, Laura conquistou duas medalhas de ouro e um quinto lugar em uma das competições mais acirradas da modalidade no país, que teve a presença de outros 500 atletas de todo o Brasil.
Representando a escola Patinazzi, de Brusque, a atleta são-bentense fez bonito na disputa nacional. “Um resultado que enche a gente de orgulho, foi uma conquista merecida! A trajetória da Laura já é longa no patins, mas sempre em categoria mais básica. Agora que foi para um nível mais avançado na Patinazzi, teve um salto gigantesco tecnicamente falando”, explica Charley, pai da atleta.
Ele conta que a menina mora em São Bento do Sul com a família, treinando na cidade e competindo por Brusque. “Lá é uma categoria avançada, tem todas as meninas que participam dos campeonatos internacionais, as meninas da seleção brasileira, o técnico já competiu no mundial. Sai daquela fase de aprendizado para ir para o alto rendimento. Isso que deu esse salto legal pra Laura”, citou ele.
A preparação para o Campeonato Brasileiro, segundo Laura, foi bem intensa. “Tive um intensivo durante minhas férias inteiras. Treinei todas as férias, finais de semana ia pra Brusque e uma vez por semana também. Aqui eu treinava com meu pai”, diz ela. “Eu fui atleta da ginástica olímpica, sempre competindo também”, completou Charley.
A mudança de Laura para a equipe de Brusque ocorreu em agosto do ano passado, com os treinos ocorrendo de maneira mais intensa e constante. “Essa convivência com outras pessoas, além de adquirir novas técnicas, é para receber um conhecimento que não temos aqui na cidade”, cita seu pai.
Conquista inédita
Com a conquista, Laura se tornou a primeira atleta são-bentense a conquistar uma medalha de ouro em competições do Campeonato Brasileiro. “Hoje é um marco para São Bento não só ter a patinadora Laura, mas para criar uma futura carreira dentro do esporte”, frisou Charley. “No ano passado venci o campeonato catarinense e fui para o brasileiro, mas não peguei pódio. Agora estou no segundo Campeonato Brasileiro e conquistei primeiro lugar em Livre, primeiro em Figuras Obrigatórias e quinto em Solo Dance”, explicou Laura.
Pensando sempre em manter o alto nível, Laura faz aulas de balé na cidade, além de treinamentos de condicionamento físico e de flexibilidade com o professor Vatik. “Comigo ela faz academia, condicionamento físico para estruturar abdômen, pernas, quadril, toda a musculatura. Depois tem todas as horas exaustivas de treino sobre o patins, todos os dias. Nas férias, as crianças indo pra praia, se divertindo, a Laura saía 8 horas e voltava 17 horas, ficava treinando e se dedicando pra chegar nesse nível”, ressalta Charley.
Amor pelo patins
A paixão pelo patins começou logo cedo, quando Laura tinha apenas 7 anos. “Quando eu era pequena assistia à série Sou Luna e vi uma menina patinando. Pedi um patins de Natal e, nesse meio tempo, uma amiga me emprestou um. Ela fazia patinação e fomos a um churrasco, e eu calcei o patins dela. Era um número muito maior que o meu, mas peguei e comecei a patinar lá. Aí ganhei meu patins de Natal e entrei em São Bento na escola”, conta ela.
Para a atleta, todo o esforço foi recompensado. “É muito bom ser reconhecida, saber que todo meu esforço não foi em vão. Foi bom ter tirado dias de férias, não ir para praia, piscina ou celular e ir lá treinar. Eu mereci porque me dediquei muito! Meu sonho era me tornar campeã catarinense e consegui, depois foi ser campeã brasileira. Agora meu sonho é ser campeã brasileira mais vezes e sul-americana, com prêmios internacionais”, enfatiza a menina.
Categorias
Na categoria Aspirante Cadete Figuras Obrigatórias, Laura competiu contra sete meninas em um nível muito elevado, conquistando o ouro no dia 16 de março. Nessa categoria, as atletas precisam demonstrar precisão técnica, consistência, fluidez, postura, conhecimento das regras e muita concentração.
Já na categoria Aspirante Cadete Solo Dance, as competidoras precisam mostrar suas habilidades de patinação e dança, além da musicalidade. Das 21 atletas, Laura ficou com o 5º lugar, recebendo nova medalha pela posição. Na última modalidade, chamada de Livre, Laura competiu com outras 35 meninas e chegou ao topo do pódio, conquistando o ouro após uma perfeita apresentação.
Próximos passos
O próximo desafio de Laura na patinação será no final de abril, quando ela disputará o Campeonato Catarinense na cidade de Pinhalzinho. O calendário tem ainda o Troféu Brasil e a segunda fase do catarinense, no final do ano. Laura tem também o objetivo no futuro de participar das categorias Torneio Nacional e das classes internacionais das competições da WS (World Skate).
Por fim, Laura e a família agradecem à escola Patinazzi, por meio dos professores Leandro Luzzi e Joana Deschamps, bem como a todos os pais das atletas da escola; à Tuper SA, patrocinadora de Laura; ao Colégio Froebel; à Prefeitura Municipal de São Bento do Sul; à Federação Catarinense de Patinação Artística; e ao professor Vachagan Ter Meliksetyan, o Vatik.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕