A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negrinho promove, durante todo o mês de outubro, várias ações de conscientização e que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, dentro do movimento Outubro Rosa.
De acordo com a presidente da RFCC, Rossandra Wantowsky, além da missa, que foi realizada na tarde de quarta-feira (2), a entidade promoverá nesta quinta-feira (3), e também no próximo dia 10, um bazar de brinquedos. “Todas as pessoas que quiserem doar brinquedos em bom estado, a Rede Feminina aceitará e ficará muito feliz em poder proporcionar algo para as crianças mais carentes”, destaca. Os brinquedos poderão ser entregues na sede da Rede Feminina, na esquina das ruas Luiz Scholtz e Capitão Osmar Romão da Silva, no Centro, das 8 às 16 horas nessas duas datas.
Nesta sexta-feira (4), a Rede Feminina fará uma panfletagem na Praça do Avião, na área central, e no próximo dia 19 a entidade promove o “Café Rosa” no Rio Negrinho Tênis Clube, evento exclusivo para as mulheres, onde o tema prevenção será abordado para os participantes através de uma maneira bem descontraída e com música ao vivo. Também durante todo o mês de outubro as voluntárias da entidade realizarão palestras em escolas e empresas do município reforçando a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer.
“No dia 22 a gente vai ter ainda um dia especial de exames preventivos e entregas das mamografias. Nós temos mais de 200 mamografias para encaminhar gratuitamente e as mulheres que forem até a Rede Feminina receberão a requisição para fazer essas mamografias”, detalha.
A entidade também continua com a venda de camisetas do Outubro Rosa, tanto em sua sede, como em lojas parceiras, que são: Oriente Modas, Mamãe Coruja, Lojas Sonho Brilhante e Sonho Meu, no Industrial Norte. O custo é de R$ 45 por unidade e existem poucas peças disponíveis, segundo Rossandra. “Temos bem pouco porque, graças a Deus, a gente já está vendendo há mais tempo. Quem tiver interesse também pode ligar aqui para a Rede Feminina, no 3644-0479 e encomendar. A pessoa faz o Pix e pode buscar aqui na sede”, cita.
Prevenção
Mesmo com toda a mobilização para a campanha do Outubro Rosa, a presidente da Rede Feminina lembra que prevenção do câncer de mama deve acontecer em todos os meses do ano. “Não é apenas porque é o mês de conscientização que as mulheres têm que procurar os seus cuidados e a sua prevenção em outubro, mas esse mês em especial a gente chama muito atenção para prevenção do câncer de mama. Uma coisa importantíssima é que toda mulher tem que fazer um autoexame de mamas, isso não dispensa a mamografia em casos de mulheres acima dos 40 anos”, aponta.
“É importante fazê-la anualmente, ou no caso de alguma mulher da família por parte materna, tenha o câncer de mama, então essa menina deve procurar um médico antes dos 40 anos, dependendo da idade que a mãe teve o câncer”, reforça a presidente. A Rede Feminina também está nas redes sociais, basta procurar por @RFCCRN.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕