A equipe de endemias da Secretaria de Saúde está promovendo diversas ações e orientações para o Dia de Finados, que será celebrado no dia 2 de novembro. Também foram estabelecidos prazos para a realização de limpezas e reparos nas sepulturas dos cemitérios municipais. Os trabalhos de marmoraria e reparos estão autorizados até este domingo (27). Após essa data, apenas a limpeza manual dos túmulos será permitida, sem o uso de equipamentos (lava-jatos).
De acordo com Lucas Maia, assessor de vetores do município, as orientações tem como principal objetivo garantir que as homenagens realizadas nas sepulturas sejam feitas de forma consciente, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
“Tivemos um aumento de mais de 100% nos focos nos últimos períodos, por isso, a população deve redobrar os cuidados nesse período, pois o acúmulo de água parada em vasos de flores pode servir de criadouro para o mosquito. Faça sua homenagem de forma consciente, siga todas as recomendações e evite deixar água parada”, explicou.
Cemitérios
No Dia de Finados, os portões dos cemitérios estarão abertos das 7h30 às 17h, com exceção do Cemitério Central, que funcionará até às 18 horas. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor de Administração de Cemitérios pelo telefone (47) 3631-6069.
Recomendações importantes
– Evitar o uso de plásticos para enfeitar os vasos de flores;
– Optar por blocos de isopor ou espuma floral no tamanho exato do vaso, fazendo furos para evitar acúmulo de água;
– Utilizar pedras para preencher os vasos, também com furos nas laterais e na parte inferior;
– Acender velas apenas no Cruzeiro;
– Eliminar possíveis locais com acúmulo de água nos cemitérios;
– Jogar no lixo recipientes usados na limpeza dos túmulos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕