Há 11 anos, foi instituída no Brasil a Lei Maria da Penha, com o objetivo de coibir as práticas de violência doméstica e familiar contra a mulher, mas os números de ocorrências ainda são alarmantes. Atualmente, os casos de violência contra a mulher ocupam o quinto lugar no ranking de atendimento da Polícia Militar em São Bento.
Na cidade, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 142 ocorrências desta natureza. Já em Rio Negrinho, o ano passado inteiro foram 66 registros, e só no primeiro semestre deste ano já foram mais de 45 ocorrências. “O número aumentou porque as denúncias estão mais frequentes. O assunto está em evidência em todo o Estado e município”, avalia a policial civil Ana Paula Schafranski Ferreira Ribas. “Porém, as desistências ainda são comuns”, lamenta.
Estrutura na região
Em São Bento há a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), especializada no atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As mulheres vítimas de violência na cidade também contam, desde 2006, com um abrigo com quatro quartos e capacidade para atender a até quatro mulheres de uma só vez, vítimas de ameaças de conjugues.
O abrigo faz parte dos serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social, e conta com equipes especializadas para atender as vítimas da violência doméstica. No abrigo, cujo endereço não pode ser revelado para garantir a segurança das mulheres, são atendidos anualmente cerca de oito mulheres.
Já em Rio Negrinho, uma das principais bandeiras de Ana Paula é a criação da Casa da Mulher, um refúgio para as vítimas de agressão física e mental. Atualmente, quando o companheiro é denunciado, a mulher recebe proteção policial, mas fica residindo em casas de amigos ou familiares. O projeto já foi apresentado aos vereadores e ao prefeito Julio Ronconi. A policial aguarda retorno para dar sequência à Casa da Mulher.
Denuncie
A ocorrências podem ser registradas diretamente na Delegacia. Há ainda o telefone 180, o qual é gratuito e disponível 24 horas em todo o país. Se for uma emergência, a Polícia Militar pode ser acionada por meio do telefone 190.
Bairros com mais ocorrências em São Bento