Os atletas de ginástica artística e taekwondo estão em contagem regressiva para treinar em um local adequado e seguro. E a espera está quase terminando, pois as reformas nos espaços esportivos, localizada em anexo ao Centro Administrativo Leopoldo Zschorper, estão quase prontas, com a entrega prevista para os próximos dois meses.
As obras, iniciadas em junho, contam com um investimento de R$ 780 mil, abrangendo dois centros de treinamento, além da nova sede da Fundação Municipal de Desportos (FMD). De acordo com o presidente da pasta, Luciano Weidner, a melhoria era aguardada há muito tempo, devido às condições precárias dos antigos espaços. “Os lugares estavam péssimos, agora a nossa prioridade é reformar, dando melhores condições para os atletas do município”, destaca.
Desgaste nos treinamentos
No local que antes abrigava a Feira de Agricultores, será a área destinada à ginástica artística. O novo espaço, com 650 metros quadrados, irá oferecer uma estrutura maior em comparação ao antigo local, que possuía apenas 200 metros quadrados. Inclusive, haverá adaptações no ambiente com as medidas oficiais, desde a elevação do teto para mais três metros, possibilitando que os equipamentos, como a barra e a argola, tenham a altura necessária para os treinos. Isso irá resolver um antigo problemas que os ginastas enfrentavam, onde batiam os pés em pilares e vigas durante os exercícios, o que eventualmente resultava em lesões.
Outro aspecto das melhorias será a adequação da área do salto. Antes, para conseguir treinar, os ginastas precisavam sair do centro de treinamento, muitas vezes enfrentando chuva, para ganhar impulso e realizar os exercícios. O tablado, que estava bastante deteriorado, será completamente renovado, além da substituição das janelas e do telhado, sendo colocado telha sanduíche, e a construção de banheiros adaptados e vestiários. Enquanto as obras prosseguem, os atletas de ginástica estão treinando temporiamente no centro de treinamento do judô. Ao todo, serão mais de 100 ginastas que serão beneficiadas com a reforma.
Artes marciais
Os atletas de taekwondo também serão transferidos para um novo local, justamente no espaço que antes era utilizado pela ginástica artística. No lugar atual, onde os lutadores continuam treinando normalmente, há problemas de infiltração durante as chuvas, além de ser uma área sem a ventilação adequada.
Após a reforma concluída, o centro de treinamento da modalidade contará com dois banheiros adaptados, vestiários, tatame maior, depósito e uma área para treinamento funcional. Após a conclusão das reformas, o foco será a revitalização do espaço do taekwondo, que abrigará a sede da Fundação Municipal de Desportos (FMD).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕