Está chegando a semana mais importante do ano para a igreja católica. A chamada Semana Santa, ou Semana Maior, é o tempo em que os fiéis revivem os últimos passos de Jesus antes de sua morte e culmina com a celebração da ressurreição no domingo de Páscoa.
De acordo com o padre Luciano Toller, responsável pela Paróquia Puríssimo Coração de Maria, cada momento da Semana Santa possui uma liturgia própria, que ajuda os fiéis a viverem esse tempo com mais profundidade. Para isso, a Matriz do Centro preparou uma programação intensa para marcar o período, com atividades que já começam neste sábado (12), na missa das crianças.
A celebração começará na gruta, em frente à Praça Jardim dos Imigrantes, às 14h15, de onde os menores farão uma procissão, subindo pela rampa até a Matriz. No mesmo dia, à noite, às 19 horas, haverá a bênção de ramos. Neste domingo (13), quando enfim começa a Semana Santa, haverá três celebrações do Domingo de Ramos, às 7h30, 9h30 e 19 horas.
Para os fiéis que forem à missa das 9h30, o ato começará na Praça Jardim dos Imigrantes, de onde seguirão em procissão até a Igreja Matriz. O Grupo Teatral Arno Fendrich participará do ato, recriando a cena da entrada de Jesus em Jerusalém.
A comunidade é convidada a levar seus próprios ramos para serem abençoados. “Tenho incentivado bastante para que cada um traga o seu. Se a pessoa não tem em casa, vai até o vizinho e acaba criando uma comunhão com ele. Mas, se não conseguir encontrar, teremos ramos na igreja”, acrescenta.
Procissão do Encontro
Na segunda-feira (14), pelo terceiro ano consecutivo, haverá a Procissão do Encontro, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Oxford. No ano passado, o ato reuniu milhares de pessoas e, neste ano, a expectativa é repetir o mesmo público, em um momento que promete emocionar a todos. Para que o encontro aconteça, os fiéis da Matriz do Centro farão a concentração às 19h15, na praça central, onde levarão a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Já a Matriz de Oxford se reunirá na frente da igreja, no mesmo horário, trazendo o Senhor dos Passos. O local do encontro será frente à loja Tecnopiso, na Rua Antonio Kaesemodel. Para a procissão, os fiéis são convidados a levar uma vela, simbolizando a luz que ilumina o caminho.
Seguindo com a programação da Semana Santa na matriz do Centro, na terça-feira (15) será realizado o “Ofício de Trevas”. É o momento em que se recorda a luz que vai se apagando — uma representação da perda de vitalidade e da fé daqueles que estavam próximos de Jesus. Durante o rito, 14 velas serão apagadas, além de ser batido o instrumento chamado matraca. “É um barulho ensurdecedor dentro da igreja, que é de arrepiar. Ele recorda a multidão que se dispersa quando já não há luz, não há direcionamento. É a desorientação que vem por falta de Jesus, pela falta de luz, de clareza”, esclarece o padre Toller.
Na quarta-feira (16), acontecerão duas missas na Matriz, às 15 horas – com unção dos enfermos – e às 19 horas, seguida de Via-Sacra. A quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, sendo considerada um dos dias mais significativos da liturgia cristã. A partir das 19 horas, haverá a Missa do Lava-Pés, com a instituição da eucaristia e sacerdócio, o lamento para a desnudação do altar e, em seguida, a adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite.
Sexta-feira Santa
A Sexta-feira Santa é um dos momentos mais solenes e emocionantes da Semana Santa. É o dia em que os cristãos recordam a paixão e morte de Jesus Cristo na cruz. Por isso, a liturgia desse dia é marcada por silêncio, sobriedade e profunda reflexão. Na Igreja Matriz, os fiéis irão acordar cedo, pois às 3 horas da madrugada começará a caminhada penitencial, seguindo em direção a Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no bairro Rio Vermelho Povoado.
De acordo com o pároco, serão quase 12 quilômetros de trajeto. No retorno, haverá ônibus disponível, mas quem optar pelo transporte precisará adquirir um passe especial, no valor de R$ 6, até a próxima quinta-feira, na secretaria paroquial. Mesmo em caso de chuva, a caminhada será mantida.
Na manhã de sexta-feira (18), das 8 às 11 horas, os padres estarão na Matriz para atender os fiéis que desejarem se confessar. Já às 15 horas acontecerá o ato litúrgico, com o lamento de Verônica e benção dos chás e ervas aromáticas. E à noite, às 19h30, acontece a encenação do Drama do Calvário, no morro da Matriz. No mesmo horário, também será apresentada a Paixão de Cristo na Capela São Paulo Apóstolo, no bairro Centenário.
Ressureição de Jesus
Assim como na sexta-feira, muitos fiéis já estarão de pé na madrugada de sábado, dia 19, pois às 5 horas acontecerá a reza do terço no Cemitério Municipal, com o cortejo do Senhor Morto. A noite, às 19 horas, terá a Vigília Pascal, com a benção do fogo santo, além da queima das cruzes – aquelas que foram usadas na Caminhada do Silêncio.
No domingo de Páscoa, é considerado o dia mais importante para os cristãos, onde os fiéis celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Na Matriz do Centro, haverá a carreata com o Cristo Ressuscitado às 5h30, em direção as capelas que compõem a paróquia Puríssimo Coração de Maria. Após o retorno, estão programadas três celebrações, às 7h30, 9h30 e 19 horas, encerrando a Semana Santa.
Semana Santa – Confira a programação nas igrejas de São Bento do Sul
Igreja Matriz São José – Serra Alta:
Sábado (12)
– 15 horas: Missa com bênção dos ramos
– 19 horas: Missa com bênção dos ramos
Domingo de Ramos (13)
– 8 horas: Missa com bênção dos ramos
– 19 horas: Missa com bênção dos ramos
Segunda-feira Santa (14)
– 18 horas: Confissões na Matriz São José
– 19h30: Terço dos Homens
Terça-feira Santa (15)
– 19h30: Procissão das Dores de Nossa Senhora
Quarta-feira Santa (16)
– 19h30: Celebração da Palavra
Quinta-feira Santa (17)
– 8h30 às 11 horas e 13h30 às 17 horas: Confissões
– 19h30: Santa missa de Lava Pés
Sexta-feira Santa (18)
– 4 horas: Caminhada Penitencial
– 9 horas: Via Sacra
– 15 horas: Leitura da Paixão e procissão com Jesus Morto
Sábado de Aleluia (19)
– 17h30: Santa missa na Comunidade São Bento
– 19h30: Santa missa
Domingo de Páscoa (20)
– 7 horas: Missa na Matriz São José
– 8h30: Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima
– 10 horas: Missa na Comunidade Jesus Ressuscitado
– 19 horas: Missa na Matriz São José
Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida – Oxford:
Sábado (12)
– 19 horas: Missa solene com bênção de ramos
Domingo de Ramos (13)
– 8 horas: Bênção de ramos e procissão saindo da Praça Leopoldo Rudnick em direção à Igreja Matriz
– 19 horas: Missa solene com bênção de ramos
Segunda-feira Santa (14)
– 19h15: Procissão do encontro com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos. Saída em frente da Igreja Matriz
Terça-feira Santa (15)
– 19h30: Ofício de Trevas
Quarta-feira Santa (16)
– 19h30: Via-Sacra pelos sacerdotes na Matriz
Quinta-feira Santa (17)
– 19h30: Missa da Ceia do Senhor. Após a missa, traslado do Santíssimo e início da vigília no auditório Dom Irineu Roque Scherer, durante a noite e madrugada até às 14h30
Sexta-feira Santa (18)
– 3 horas: Concentração em frente à Igreja Matriz para a caminhada penitencial até a comunidade Maria Hilf
– 15 horas: Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo
– 19 horas: Procissão com a imagem do corpo de Senhor Morto, com a relíquia da Santa Cruz vinda da Terra Santa. Saída da praça Leopoldo Rudnick em direção à Igreja Matriz. Segue em vigília e visita ao corpo do Senhor Morto
Sábado Santo (19)
– 19 horas: Missa solene da Vigília Pascal – com benção dos mini círios
Domingo de Páscoa (20)
– 8 e 19 horas: Missa solene da Páscoa na Ressureição do Senhor
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕