Elaborada com a utilização do método científico de avaliação desenvolvido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a lista das espécies da fauna ameaçadas de extinção em Santa Catarina será atualizada.
Os dados oficiais disponíveis, publicados em dezembro de 2011 – há mais de 12 anos –, revelam que algumas espécies ocorrem em São Bento do Sul e municípios próximos, caso de aves como o curió, o martim-pescador-da-mata, o papagaio-de-peito-roxo e o jacupemba.
O bagre, a jaguatirica, a anta, o veado-mateiro e o bugio igualmente estão na lista, assim como a onça-parda, também conhecida como puma ou suçuarana – já flagrada por armadilhas fotográficas em Rio Natal, localidade são-bentense inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelh/Humbold.
O documento classifica as espécies em diferentes situações. No caso dos animais “criticamente em perigo”, considera-se que eles estão em risco de extinção na natureza “extremamente elevado”. Quando a espécie está “em perigo”, significa que o risco de extinção é “muito elevado”, enquanto a espécie em situação “vulnerável” está em risco “elevado” de ser extinto.
Consultoria
Conforme o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), o conhecimento das espécies da fauna é fundamental para que ações de conservação da biodiversidade sejam orientas e fundamentadas.
A lista oficializada em 2011, por meio de resolução o Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema), esclarece que, até então, haviam sido avaliadas 1,9 mil espécies, das quais 261 ameaçadas de extinção.
Para atualizar a lista, está aberta a seleção para contratação de consultoria para conduzir o processo, seguindo os critérios UICN. Os trabalhos devem ser realizados até o fim deste ano.
A lista
Criticamente em perigo
-Curió (Sporophila angolensis)
-Bagre (Steindachneridion melanodermatum)
Em perigo
-Anta (Tapirus terrestris)
-Jaguatirica (Leopardus pardalis)
-Martim-pescador-da-mata (Chloroceryle inda)
-Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea)
-Veado-mateiro (Mazama americana)
Vulneráveis
-Bugio (Alouatta clamitans)
-Onça-parda (Puma concolor)
-Jacupemba (Penelope superciliaris)
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕