O Hospital e Maternidade Sagrada Família tem registrado uma demanda acima da normalidade nas últimas semanas no setor de urgência e emergência. O fato tem ocasionado um tempo de espera maior, principalmente a pacientes com diagnóstico de baixa complexidade, embora tenham sido feitos esforços extras da equipe de profissionais para garantir atendimento.
O atendimento da urgência e emergência do hospital utiliza o protocolo de acolhimento e triagem indicado pela Secretaria Estadual de Saúde como ferramenta de avaliação primária de assistência ao paciente. A prioridade é do diagnóstico e não da ordem de chegada, o que possibilita atender de forma mais rápida e eficiente os pacientes com estado de saúde em maior gravidade.
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Cor da pulseira
Primeiramente são atendidos os casos de emergência (pulseira vermelha), muito urgente (laranja) e urgente (amarelo), além das prioridades absolutas, como as que chegam ao hospital com as ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros e das remoções inter-hospitalares. Na sequência vêm os casos pouco urgente (verde) e não urgente (azul).
Idosos
No caso de pacientes acima de 60 anos de idade, entre outros priorizados por lei, o Sagrada Família respeita a legislação brasileira, em conjunto com o protocolo de acolhimento e triagem da urgência e emergência. Há prioridade no atendimento, mas dentro de sua categoria de triagem por cor.
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Prioridades
Os atendimentos emergenciais, que ganham prioridade devido ao estado situacional de saúde do paciente, muitas vezes com risco de morte, exigem um tempo maior de dedicação dos médicos plantonistas e da equipe de enfermagem e assistencial. Geralmente incluem procedimentos mais complexos, como atenção às fraturas expostas, reanimações cardíacas e entubações, que podem demorar e até ultrapassar uma hora de atendimento.
Para os casos de atendimentos acolhidos diretamente na sala de emergência, vindos através de ambulâncias, os plantonistas precisam acompanhar os pacientes até a garantia de estabilidade do seu quadro de saúde.
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