Como atrair jovens para a política?

Por:

• Atualizado 3 anos atrás.

Tendo em vista tantos escândalos e entraves políticos, atrair a atenção dos jovens de 16 e 17 anos para as questões políticas não é tarefa fácil. No entanto, muitos partidos políticos querem trabalhar de maneira mais profunda esta questão. Na semana passada, jovens políticos da região estiveram em A Gazeta para falar sobre a questão e reforçar a importância do voto mesmo entre os adolescentes.

Participaram do bate-papo o vereador Cássio Alves (PSD), o Cassinho, de Rio Negrinho, o suplente de vereador em São Bento do Sul e membro da Executiva Estadual da Juventude Progressista, Rodrigo Vargas, e a presidente do MDB de São Bento do Sul, a advogada Luiza Mallon, que é filha do ex-prefeito e ex-vereador Fernando Mallon.

Todos têm em comum a pouca idade e desde cedo estão envolvidos na política. “Essa massa de jovens necessitam entrar para política para haver uma oxigenação, uma renovação, tanto nas câmaras de vereadores, prefeituras, quanto nos partidos políticos”, considera Luiza.

De olho no futuro
Cassinho, que foi o segundo candidato a vereador mais votado na eleição de 2020 em Rio Negrinho, contou que tempos atrás não gostava de política. “Participei de uma eleição pela primeira vez em 2016, onde peguei 401 votos. Já na última eleição, com mais experiência, consegui a segunda maior votação. Acredito que precisamos chamar a atenção desses jovens para as questões políticas, porque são eles que futuramente irão governar nossas cidades, nossos estados e nosso país”, salientou.

Pesquisa de candidatos 
Vargas elencou que muitos partidos, na atualidade, vem desenvolvendo ações e eventos com a ala jovem com o intuito de conscientizar e preparar a juventude quanto às questões políticas futuras. “Os jovens são importantíssimos para um processo eleitoral e, pela quantidade de jovens que temos por aí, eles podem decidir uma eleição, tanto a nível municipal quanto a nível estadual. Mas é importante que eles pesquisem e saibam mais sobre seus candidatos”, mencionou.

Jovens são a mudança
Por fim, os jovens políticos deixaram uma mensagem aos adolescentes que ainda não fizeram seus títulos, para que eles não percam a oportunidade de, neste ano, poder votar e participar do maior processo democrático que é a eleição. “Esses jovens têm que ser a mudança que eles querem ver. Se eles estão descontentes com a política, eles precisam fazer o título e precisam se inserir na política para que possamos fazer com que as coisas mudem, porque só muda se a gente mudar”, concluiu Luiza.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

felipe hoepers (1)
spaniel japonês, com pelagem branca e bege longa, em pé e virado de lado em uma grama verde
Homens fazendo curso de barbearia e realizando cortes em modelo, com professor acompanhando
lombo recheado e fatias dele em cima de prato branco com rodelas de limão e salsa em volta
acidente 27 Curvas em São Bento

Mais lidas

acidente 27 Curvas em São Bento
carro pega fogo nas 27 curvas
grave acidente 27 curvas
grave acidente (2)
AULAS - Cristiano Estrela Divulgação

Notícias relacionadas