O Comitê Intersetorial Municipal para Ações de Controle do Aedes voltou a se reunir em São Bento do Sul para deliberar assuntos no combate ao mosquito transmissor da dengue. Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, a tendência é que o número de focos do mosquito aumente, exigindo ainda mais a conscientização da comunidade. Até o momento já foram identificados 151 focos do aedes na cidade, mais do que o dobro do número de casos de 2023.
Lucas Maia, assessor de controle de vetores do município, apresentou os principais dados sobre a dengue na cidade. “A situação está um tanto quanto preocupante, os focos aumentaram muito em 2024. Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. A gente precisa matar ele no início”, frisa.
Para ele, é preciso fortalecer o combate e encontrar novas soluções para coibir o aumento de focos no município. “Ano passado fechamos com 69 focos, o que ja é considerado bastante. Ainda não fechamos 2024 e estamos com 151 focos. Isso é muita coisa! Há dois meses tinhamos 142 focos, mas aumentou”, ressalta.
Atualmente o município possui 85 pontos estratégicos na cidade para monitoramento do mosquito, como ferro-velhos, borracharias, recicladores e etc. Também a atuação no recolhimento de pneus foi forte nesse ano. “Recolhemos no primeiro semestre cerca de 450 pneus. Focamos fortemente e fizemos uma coleta de mais de mil pneus. Os pneus são os principais locais para o aedes por suas larvas. A cada seis meses é feito esse recolhimento na cidade”, diz o assessor.
Ações até o momento
– Inspeção em armadilhas: 20.014
– Inspeção em pontos estratégicos: 1.822
– Denúncias investigadas: 396
– Pesquisa vetorial: 5.258
Casos nos últimos anos
– 2021: 75 casos
– 2022: 78 casos
– 2023: 69 casos
– 2024: 151 casos
Confira a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (2).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕