Sábado, 7 de junho de 2025

Comércio espera atrair clientes para as compras de Natal

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• Atualizado 10 anos atrás.

Próximo ao último mês de 2014, as atenções começam a se voltar para as festividades de encerramento que movimentam dezembro. Visando esse período lucrativo, o comércio regional já trabalha com formas de atrair os clientes para as tradicionais compras de Natal, que costumam alavancar as vendas no último mês do ano, considerado o mais fértil para o setor comercial.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Bento do Sul, Sandro Antônio Adriano, comenta que a expectativa dos comerciantes é positiva para o período, e que a procura por produtos para a data deve iniciar com antecedência neste ano. “Os lojistas estão otimistas, e a movimentação das vendas deve iniciar logo”, diz e explica. “Em novembro, já começa o pagamento da primeira parcela do 13º salário, e é importante o comércio antecipar atrativos e estimular o consumidor para realizar compras com antecedência, para contar com preços acessíveis”, relata.

Ele ainda lembra que este ano foi atípico para o setor, devido à realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol e as eleições nacionais. “Acreditamos que este ano deverá fechar com um índice de aumento em torno de 3% a 5% em comparação com 2013”, relata, lembrando que as vendas do comércio para o Natal de 2013 registraram um crescimento de apenas 2,5%. Quando comparado ao mesmo período de 2012, esse foi o pior resultado registrado desde 2003.

EXPECTATIVA POSITIVA

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e administrador das Lojas Schumacher, Rodrigo Schuhmacher, endossa o pensamento positivo para bons resultados nos próximos meses de 2014. “Teremos um fim de ano melhor do que o que vem acontecendo no decorrer do ano. As festividades natalinas, os presentes, um maior fluxo de dinheiro com a chegada do 13º pagamento, todo esse clima favorece”, comenta.

Schuhmacher concorda com a opinião do presidente da CDL, os grandes eventos de 2014 prejudicaram os negócios. “A grande maioria segurou os gastos no decorrer do ano por conta de incertezas políticas e principalmente econômicas. Isso gerou um fator psicológico negativo, no entanto tenho confiança que será quebrado por ocasião do fim de ano”, relata, mas faz uma ressalva. “Contudo, infelizmente, não será o suficiente para compensar o ano por inteiro, mas serão boas vendas”, diz.

Ele ainda reforça a importância da população valorizar o comércio de São Bento e realizar suas compras no município. “Consumidor, sempre que possível, dê preferência ao comércio local. A economia da cidade fica aqui, gerando impostos e principalmente empregos na cidade, por sua vez reproduzindo novamente renda e consumo nos mais variados setores, sempre dentro do município”, explica.


A gerente da loja Central da Moda, Maria Salete Anton, acredita que o período tende a ser promissor para os negócios, ainda mais agora que as disputas eleitorais se encerraram. “Temos a expectativa de superar os números do ano passado, com o fim das eleições, a tendência é o movimento começar a aumentar, as pessoas mudam o foco, e as vendas crescem”, relata.

A profissional lembra que a soma do horário de verão com os horários especiais do final do ano costumeiramente tendem a atrair mais clientes, e que a perspectiva é de que a busca por presentes não tarde a começar. “Estamos recebendo muitas novidades, existe uma boa procura antecipada, as pessoas vêm antes para ter mais opções, começam a procurar o produto que querem mais cedo”, comenta.

RIO NEGRINHO

Na cidade, o período ainda conta com a realização do Natal Encantado, que promete trazer turistas de diversas cidades da região e fomentar ainda mais os negócios no município.


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Negrinho, Gelásio Sehnen, destaca a importância do período. “O Natal é a melhor data de vendas do comércio varejista. A programação natalina na cidade vem para alavancar os negócios, é um período que a população tem mais recursos financeiros para movimentar o comércio”, diz e prossegue. “A programação contribui para o apelo emocional e satisfação na aquisição de produtos”, relata.

Sehnen ainda lembra que, além das dificuldades já citadas, que a maioria dos municípios enfrentaram neste ano, Rio Negrinho ainda sofreu com a enchente que atingiu boa parte do município. “Nossa cidade passou por uma das maiores enchentes da história, prejudicando a população e muitos comércios que perderam tudo e que ainda não conseguiram voltar ao ritmo normal”, relata, o que aumenta a importância e a responsabilidade do período natalino para melhorar os números do comércio.

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