A última sexta-feira foi dia de cantar parabéns na Escola Municipal de Educação Básica Professora Selma Teixeira Graboski, no bairro Barro Preto. Isso porque a unidade de ensino completou 47 anos de história junto à comunidade. Um bolo em metro, confeccionado em parceria com as mulheres da Igreja Cristo Rei, da comunidade católica do bairro, marcou a data, junto de homenagens para alunos, professores e funcionários da instituição. De acordo com a diretora Cristiane Gelowate, cada aluno pode se deliciar com um pedaço do bolo preparado com muito carinho.
“O bolo foi preparado todo dentro do que a parte nutricional nos permite, que é o pão de ló e a cobertura de cacau, também para combinar com as cores da escola”, cita. “A intenção foi fazer todos lembrarem dessa data, a importância da escola, e todo um agradecimento às pessoas que iniciaram a escola, os professores que por aqui passaram, todos os funcionários, os diretores e à comunidade escolar, porque a escola iniciou com a construção a partir do trabalho da comunidade que fez as primeiras salas de aula e que depois foram aumentando”, cita.
Cristiane destaca ainda que o momento serve para agradecer às famílias, pois elas confiam na escola e sabem que a escola preza, acima de tudo, pela qualidade do ensino e bem-estar de todos. “O carinho e tudo que envolve a aprendizagem deles nesse tempo que eles estão aqui conosco”, comenta a diretora, adiantando que, desde já, a escola deu o pontapé inicial para comemorar outra data – os 50 anos da unidade escolar, daqui a três anos. Para tanto, uma das atividades será reunir lembranças da trajetória da escola.
“A gente está lançando até o final do mês uma ação para que alunos, ex-alunos, familiares, comunidade em si, que tenha alguma foto, que tenha alguma memória boa, alguma memória legal, que estejam postando e também marcando e compartilhando a escola, para que a gente relembre muita coisa, seja de uma viagem ou outro fato marcante da escola. Isso já é um passo para a gente se preparar para os 50 anos, é algo que a gente quer já deixar marcado e a gente sabe a quantidade de pessoas que foram alunos aqui”, detalha a diretora.
Comunidade escolar
“Temos muitos alunos que estão aqui hoje, mas que os pais, tios ou demais parentes passaram por aqui também, sendo que muitos foram inclusive meus alunos. Isso é uma continuidade, uma história muito bacana e muito bonita. Nós temos sempre uma comunidade muito parceira aqui na escola, uma comunidade muito participativa e nós queremos que eles se sintam bem, que confiem na escola”, reforça Cristiane sobre o propósito da escola. A instituição de ensino atende uma média de 590 a 600 alunos diariamente, destacando-se entre as maiores da rede municipal.
Histórico
A escola iniciou suas atividades em 15 de março de 1977, com o nome de Escola Pública São Rafael. Em abril do mesmo ano passou a se chamar Grupo Escolar Municipal Professora Selma Teixeira Graboski, prestando assim homenagem à professora Selma, pelos seus longos anos de exemplar atuação, junto à educação no município.
A partir de 1991, o estabelecimento foi transformado em Escola Básica Municipal Professora Selma Teixeira Graboski, quando passou a oferecer ensino de primeira a oitava série. Atualmente, a escola atende alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕