Mais de 15 estabelecimentos de Campo Alegre contam a partir desta sexta-feira (28) com um prato especial para o 7° Festival de Frutas Vermelhas, evento que integra o Circuito Gastronômico do município. Organizado pela Associação Comercial de Campo Alegre (Aciaca), o circuito segue até o dia 21 de dezembro. Nos locais parceiros os visitantes poderão encontrar pratos como doces, pizzas e até mesmo drinks à base de frutas vermelhas.
Rosi Dedekind, da associação comercial, explica que a Aciaca, por meio do Núcleo de Turismo, promove o evento para integrar e divulgar a cidade. “O ponto alto desse festival é a Feira de Frutas Vermelhas, que vai acontecer dias 13 e 14, na Praça da Cascata”, explica.
Para o festival, participam 16 bares, cafés e restaurantes da cidade. “Estes locais foram estimulados a criar pratos com frutas vermelhas ou drinks com frutas vermelhas, porque pode ser tanto bares, pizzarias, restaurantes e bistrôs, então temos até lanches com frutas vermelhas. O que a gente quer é enaltecer e utilizar esse produto que é de Campo Alegre, que são as frutas vermelhas”, frisa.
Os valores de cada iguaria ou bebida dependem do estabelecimento participante. “Cada prato tem um custo diferente no seu estabelecimento e não tem um horário também, cada estabelecimento atende no seu horário. Quem atende todos os dias terá o prato todos os dias ou o produto todos os dias. Quem atende só no final de semana tem cada vez aparecido com novidades. A gente está aí com bastante opções de drinques também de frutas vermelhas”, disse Rosi.
E a criatividade tomou conta dos estabelecimentos. Quem prestigiar vai poder encontrar pratos e bebidas como mojito de amora, pizza com mirtilo, hambúrguer com calda de frutas vermelhas e muito mais. “Ano passado a gente teve um bom envolvimento nisso. Esses 16 estabelecimentos inovaram, nenhum deles repetiu os pratos do ano passado. Eu considero um sucesso! Quando o cardápio foi criado para o festival de frutas vermelhas, fez tanto sucesso que começou a fazer parte do menu desses restaurantes no ano todo”, citou Rosi. “O circuito gastronômico é aberto, então toda a região pode prestigiar. Quem estiver passando das cidades vizinhas é nosso convidado para estar prestigiando esses estabelecimentos aqui em Campo Alegre”, completou.
Confira os estabelecimentos e pratos:
– BioCult: Blaubeere Kuchen (ricota com mirtilo) e Rotenbeere Kuchen (chocolate branco com framboesa);
– Botanique Bar: Drinks autorais com frutas vermelhas;
– Café Colonial Aromas da Serra: Torta de queijo com geleia artesanal de frutas vermelhas;
– Casa Quintal: Pizza com mel, mirtilos, cream cheese e presunto;
– Cervejaria MontSerrat: Tiramissu de frutas vermelhas com bolacha champanhe, creme de mascarpone e raspas de chocolate;
– Churrascaria Egon: Pudim de leite com calda de frutas vermelhas;
– Cia das Ovelhas: Crepe de trigo sarraceno com recheio de frutas vermelhas;
– Claudio’s Burguer: Burguer na brasa com queijo e acelga ruby, finalizado com barbecue de amoras;
– Divinna Pizza: Pizza de frutas vermelhas com geleia artesanal, morangos e flor de mel;
– Faello Sabores da Serra: Carré suíno na parrilha com barbecue de frutas vermelhas e risoto cremoso de alho-poró;
– Gut Brau Dona Francisca: Mousse de limão siciliano com geleia de frutas vermelhas;
– La Buca di Barolo: Risoto cremoso de morangos frescos com queijo brie;
– Pauli Café (Casarão e loja): Torta doce de frutas vermelhas com base de biscoito, creme suave e ganache ao leite;
– Pinball Lanches: Mojito de amora;
– Spettacolo di Pizza: Bombetta de chocolate com frutas vermelhas ou pizza napolitana com frutas vermelhas e chocolate branco.






