Circuito das Araucárias atrai turistas de todo o país

Atividade vem atraindo turistas e fomentando a economia da região
Por:

• Atualizado 3 meses atrás.

As belezas de São Bento, Corupá, Rio Negrinho e Campo Alegre estão cada vez mais em evidência. A prova disso é o número de turistas que visitam a região do Quiriri com o intuito de apreciar as paisagens, conhecer a cultura, desfrutar da gastronomia e também praticar um dos maiores circuitos de cicloturismo e caminhada do país: o Circuito das Araucárias.

Somente em 2023, segundo relatório da empresa AK3 Turismo – que gerencia o circuito em parceria com o Consórcio Quiriri e Prefeituras das cidades contempladas – 2.077 pessoas se cadastraram no site oficial para fazer o trajeto tanto como ciclista quanto caminhante. “Nós temos um ticket médio que foi levantado, visando ter uma análise para saber quanto o turista gasta com toda essa operação, e a média ficou em R$ 2 mil por pessoa. Se a gente contabilizar essas 2.077 pessoas, estamos falando de uma movimentação superior a R$ 4 milhões, sem contar aquelas pessoas que passam pelos trechos do circuito e não se cadastram oficialmente”, ressalta Cleiton Dias, da empresa AK3 Turismo.

Durante a alta temporada, a movimentação aumenta ainda mais, onde os ciclistas têm a opção de fazer os mais de 270 quilômetros de cicloturismo, divididos em nove trechos, enquanto os caminhantes podem percorrer 15 percursos, somando 352 quilômetros. O ideal é fazer o cadastro no site (circuitodasaraucarias.com.br) para receber a certificação final e estar por dentro dos estabelecimentos credenciados, como pousadas, restaurantes, hotéis, oficinas e outros parceiros. “A caminhada é diferente, com trajetos que variam entre 15 e 34 quilômetros, todas com rotas de interligação entre os municípios. Temos sinalização em todos os trajetos e o interessante é que recebemos muitos turistas internacionais”, destaca Cleiton.

11 anos de história
Há mais de 11 anos, o circuito vem proporcionando atrativos naturais e históricos, além da paisagem variada, alternando entre altos de serras e planaltos ou vales de rios. A Mata Atlântica é bem preservada, mesclada com florestas de imponentes e belas araucárias, permitindo que os ciclistas e caminhantes possam aproveitar cada momento do roteiro. “A média de conclusão do circuito é de 5 a 6 dias para cicloturismo e um dia por trecho para os caminhantes. É um circuito de longo percurso, mas justamente para que todos possam aproveitar a região, principalmente os estrangeiros”, comenta Keila Dias, também representante da AK3 Turismo.

Contato
Para aqueles que desejam fazer o circuito e tiverem alguma dúvida, basta entrar em contato com o WhatsApp: (47) 99949-0248 ou acompanhar as redes sociais @circuitodasaraucariasoficial. Um vídeo institucional também foi lançado recentemente, demonstrando os principais momentos do circuito.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-08 at 08.39
Gato com pelo mesclado em marrom, preto e cinza sendo escovado em ambiente com ventilação
Heleninha e Raquel em uma animada roda de samba em cena da novela Vale Tudo
Três quartzo rosa em cima de uma superfície de madeira
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas