As fortes chuvas que atingiram a região entre a noite de quarta-feira (6) e o início da tarde de quinta-feira (7) causaram deslizamentos de terras, quedas de árvores e deixaram milhares de famílias sem energia elétrica. Em São Bento do Sul, cinco pessoas de uma mesma família precisaram sair de casa após um deslizamento no bairro 25 de Julho. A Defesa Civil do Estado acompanhou de perto os trabalhos na região.
Coordenador regional da Defesa Civil no Planalto Norte, Antonio Edival Pereira esteve na quinta-feira (7) em São Bento do Sul para analisar a situação pós-chuva. No município, entre a noite de quarta e a manhã de quinta, choveram mais de 70 mm.
“Em São Bento do Sul tivemos cinco desabrigados por conta de um deslizamento”, explica Edival. A família, que inclui uma criança e uma idosa, precisará de um abrigo provisório, e a Secretaria de Assistência Social foi acionada para providenciar o espaço.
Os problemas, conforme Pereira, foram constatados também em Rio Negrinho e Campo Alegre. “Pela manhã tivemos quedas de árvores, deslizamentos e alagamentos na região. A Defesa Civil do município realizou a primeira resposta para a comunidade com materiais de limpeza, principalmente na área da Vila Schwartz e Serra Alta”, comentou o coordenador, citando que no total foram atendidas 31 residências.
Alagamentos também foram registrados em bairros como Alpino e Serra Alta. Na localidade de Rio Natal, um vídeo que circula pelas redes sociais mostra as águas do rio Vermelho passando por cima da Ponte do Rocha, na divisa com Corupá. “A previsão é para dar uma trégua, para minimizar os danos. Os deslizamentos foram pelo volume de chuva e o solo muito encharcado”, frisou Edival. Também foram atendidas ocorrências nos bairros Cruzeiro, Oxford, Schramm, Rio Negro e Progresso.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta sexta-feira (8).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕