A Defesa Civil de Santa Catarina e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) afirmam, em nota conjunta divulgada quinta-feira (26), que a partir da tarde desta sexta-feira (27) a chuva volta ao Estado, estendendo-se para o final de semana, com totais elevados. O documento aponta que no Planalto Norte os acumulados até domingo devem oscilar entre 80 e 130 milímetros (mm).
Porém, a previsão por município, feita pelo Ciram, aponta uma divergência ao citar 33,6mm nestes três dias. Enquanto nesta sexta as temperaturas previstas devem ficar entre 13ºC e 16ºC, no sábado e no domingo os termômetros devem agir mais em alta, podendo bater os 30ºC.
Entre a tarde de domingo passado e a tarde de ontem, os termômetros ficaram entre 12,72ºC e 29,8ºC em São Bento do Sul e municípios vizinhos, com acumulado de 26mm de chuva. A previsão do Ciram, que é um órgão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), falava em temperaturas de 13ºC a 33ºC e 24,2mm de chuva.
A nota conjunta ressalta que o processo de formação de frente fria em Santa Catarina se associa a um ciclone no oceano, causando possibilidades de temporais com raios, vendavais e queda de granizo de hoje até domingo, sem falar nos grandes acumulados de chuva – que podem chegar a 200mm no extremo oeste e no oeste catarinenses.
Não só nestas regiões, mas em outras, a volta das condições chuvosas pode elevar os níveis dos rios novamente. No Planalto Norte, segundo a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, o risco é considerado “muito alto” para enxurradas e alagamentos.
31 de outubro a 9 de novembro
“Entre os dias 31 de outubro (terça que vem) e 2 de novembro (quinta que vem, feriado de Finados), a passagem de uma frente fria e as áreas de baixa pressão favorecem a condição de chuva em Santa Catarina”, explica a meteorologista Laura Rodrigues. “Nos dias 3 e 4 de novembro, o tempo melhora, com presença de sol na maior parte do Estado, devido a um sistema de alta pressão, permanecendo a condição de chuva nas áreas mais próximas do Paraná”, diz.
“A partir do dia 5, o sol predomina em grande parte de Santa Catarina, com temperatura mais elevada, sendo mais seco no oeste e sul catarinense e com chuva isolada (sem indicativo de chuva volumosa) no norte do estado, devido à circulação marítima”, ressalta.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕