Referência no futsal brasileiro e internacional, Charles Henrique Ferreira da Silva, o Charuto, ressaltou a importância de suas raízes em São Bento do Sul para sua formação como atleta. Atualmente no Palma Futsal, da Espanha, o jogador citou três nomes que considera essenciais em sua caminhada: os técnicos Nelsinho Carvalho, Tita e Cristiano Muzolon, todos integrantes da equipe da Planor, tradicional clube de base da cidade.
Natural de Fragosos, interior de Campo Alegre, Charuto iniciou sua trajetória em 2006, após participar de um peneirão em São Bento. Sem recursos para viajar diariamente, contou com o apoio dos treinadores. “O Nelsinho me disse: ‘Não se preocupa com passagem, nós vamos te ajudar’. Eles providenciaram também meus estudos aqui, pra eu poder treinar todos os dias”, relembra o atleta.
A mudança foi decisiva para garantir regularidade nos treinos. Com orientação técnica e convivência com atletas experientes, Charuto desenvolveu disciplina e preparo sob o comando de Nelsinho, Tita e Cristiano Muzolon. “Eles me ensinaram tudo: tática, técnica, postura dentro de quadra. E, principalmente, a escutar e respeitar”, afirma.
Aos 18 anos, iniciou sua carreira profissional e passou por grandes clubes como Jaraguá, Corinthians e Magnus, até chegar ao futsal europeu. Na Seleção Brasileira, estreou com um gol de bicicleta e soma diversas convocações. “Tive pouco, mas tive pessoas que acreditaram em mim. E hoje, poder inspirar outras crianças é o maior título que eu poderia conquistar”, conclui o jogador.
Veja mais informações sobre a carreira do jogado na edição impressa deste sábado (2).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕